ExpoNutrition traz Bodybuilding, Street Workout e Fitness

Foto: Divulgação //

Atrações prometem agradar o grande público esperado para a maior feira de negócios do setor de nutrição esportiva do País, de 30 de outubro a 1 de novembro, em São Paulo.

Suplementos alimentares são, como o próprio nome indica, um complemento destinado a gerar mais energia ao corpo. Energia extra é usada para que? Esporte, claro! E atrações em diversas modalidades não faltarão na ExpoNutrition Business & Sports & Show 2015, de 30 de outubro a 1 de novembro, no Pavilhão Azul – Expo Center Norte, em São Paulo. A maior feira de negócios do segmento de nutrição esportiva do País reserva muitas emoções e novidades para o público apaixonado por atividade física. Além das já consagradas competições de bodybuilding e fitness e powerlifting e luta de braço, este ano marca a estreia da calistenia, além de atividades adaptadas e inclusivas.

Para aqueles pouco acostumados ao termo, a calistenia também é conhecida como street workout, uma modalidade na qual as pessoas usam o peso do próprio corpo para executar os exercícios, especialmente em barras. Na ExpoNutrition, o público poderá acompanhar verdadeiros duelos de atletas em um formato inédito no dia 31 de outubro, às 15h (as finais começam às 20h). “A Expo Battle será o primeiro campeonato de calistenia/street workout que irá ocorrer na ExpoNutrition. A competição será na forma de batalhas eliminatórias um contra um. Os atletas realizarão tanto movimentos estáticos, como pranchas, elevações de corpo, bandeiras humanas, por exemplo; como movimentos dinâmicos, como muscle up 360, swing360, switchblade, etc, além da combinação de ambos (dinâmico + estático). O julgamento será realizado pelos nossos árbitros, sendo dois internacionais”, explica Pedro Mazzon, responsável pela modalidade na feira.

Os árbitros internacionais são Samer Ata, dos Estados Unidos, e Matheus Grecov, do Canadá. Samer tem 21 anos e pratica ginástica artística desde os 5. Já competiu em diversos campeonatos e com 16 anos começou a praticar calistenia juntamente a seu irmão, Simonster, uma das maiores referências mundiais da modalidade. Os movimentos estáticos, como pranchas de solo, pranchas maltesas são seu ponto forte. Com 20 anos, Grecov é campeão canadense de 2014 e também é membro da maior equipe do país, a TeamChosen. Praticante de calistenia há dois anos, impressiona pela força e resistência.

Os juízes brasileiros são Alex Sanches (22 anos, fundador do maior grupo da modalidade em Guarulhos, o Calistenização, e tem como preferência os combos dos movimentos) e Christian Elias (21 anos, seu ponto forte é resistência. Ex-atleta de triathlon, está na calistenia há dois anos e impressiona com suas habilidades nos movimentos dinâmicos como o swing 360, executando mais de 5 consecutivos). Eles julgarão atletas de três categorias: feminina, masculina intermediária e masculina avançada.

Bodybuilding

Para os amantes de corpos musculosos e definidos, o Campeonato Bodybuilding & Fitness Show – IFBB Brasil & ExpoNutrition é imperdível. Por se tratar de uma competição amadora aberta de nível nacional, são esperados competidores de diferentes partes do Brasil. As disputas serão realizadas dia 31 de outubro, a partir das 17h, nas seguintes categorias: Fisiculturismo Sênior (única), Men´s Physique (até e incluindo 175 cm e acima de 175 cm), Bikini Fitness (única), Wellness Fitness (até e incluindo 165 cm e acima de 165 cm) e Cadeirantes. “A ExpoNutrition é uma grande oportunidade para divulgarmos ainda mais o nosso esporte e tenho certeza que o público vai gostar muito da competição que, acreditamos, terá um bom nível técnico”, afirma Maurício de Arruda Campos, presidente da IFBB Brasil.

Powerlifting

Potência e muita força no levantamento de altas cargas são as atrações do Desafio ExpoNutrition SP – Powerlifting Raw e Bench Press. Nomes como o medalhista mundial e recordista brasileiro Eudson Lima e do vice-campeão mundial André Garcia já estão confirmados para o Powerlifting Raw, modalidade na qual os atletas competem sem qualquer equipamento, exceto cinto. As disputas serão nas categorias masculina e feminina, sendo que os homens ainda se enfrentarão no supino. A competição será dia 1 de novembro, a partir das 12h30. As finais começam às 18h.

Esporte adaptado e inclusivo

A abertura das atividades esportivas no palco da ExpoNutrition 2015 trará uma verdadeira lição de vida. No dia 30, a partir das 16h, será realizado o Desafio Black Skull de CrossFit Adaptado. “Desafiaremos os atletas com e sem deficiência a fazerem os exercícios que eles estão acostumados, só que da forma adaptada, do jeito que as pessoas com deficiência fazem. São três categorias: masculina, feminina e masculina especial (para pessoas com deficiência física). É necessário se inscrever por e-mail: desafiocrossfit@outlook.com até o dia 29 de outubro”, explica Adriana Dutra, uma das responsáveis pela ação, que é destinada a maiores de 18 anos.

As atividades com esporte adaptado não param por aí. No dia 1 de novembro, das 10h às 18h, o público terá a oportunidade de conhecer quatro modalidades paralímpicas. Os visitantes da feira poderão ter contato com os esportes na prática e vivenciar um pouco do dia a dia dos atletas paralímpicos. Essa atividade não necessita de inscrição e qualquer um poderá participar, independente da idade.

Luta de braço

As emoções com as disputas de luta de braço, popularmente conhecidas como ‘queda de braço’ ou ‘braço de ferro’ estarão reservadas para o último dia da ExpoNutrition 2015. A competição está programada para ter início a partir das 11h, no palco da feira.

Educação continuada

A ExpoNutrition Conference chega a terceira edição mantendo a proposta de oferecer reciclagem e atualização. Estudantes e profissionais de nutrição, educação física e medicina esportiva podem participar de workshops com renomados especialistas em suas respectivas áreas a fim de aprimorar seus conhecimentos e conquistar mais espaço no mercado de trabalho. Os cursos e palestras serão realizados de 31 de outubro a 1 de novembro.

Saiba mais

A ExpoNutrition conta com o patrocínio das empresas de suplementos alimentares Black Skull, Probiótica e Integralmédica e o apoio da Champion Watch. Além da página oficial na internet (exponutrition.com.br), a feira também conta com páginas no Facebook, e no Instagram.