F3 Brasil Light: Vitor Baptista é campeão

Foto: Luca Bassani //

Piloto paulista garante título na categoria Light da F3 Brasil. Baptista totalizou 165 pontos e não pode mais ser alcançado pelos concorrentes mesmo faltando duas etapas para o fim da temporada.

Depois de seis etapas e 12 corridas, faltando duas etapas para o fim da temporada, Vitor Baptista sagrou-se campeão da Fórmula 3 Brasil Light em disputa realizada no último fim de semana no autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS). O paulista de 16 anos da equipe Cesário Fórmula, manteve seu domínio na F3 Brasil Light e venceu neste domingo (7) a segunda corrida da sexta etapa. E mesmo tendo problemas na primeira disputa, realizada na manhã de ontem, quando não completou os 75% da prova em função de um problema elétrico em seu carro, Baptista garantiu o título antecipado, por somar mais 15 pontos, e totalizar 165, não podendo mais ser alcançado pelos concorrentes.

Na primeira corrida do dia a disputa começou pouco favorável ao paulista Vitor Baptista que precisou permanecer no box por algumas voltas para resolver um problema elétrico terminando a prova na 15ª posição.

Mas a recuperação veio rapidamente. No começo da tarde, foi dada a largada para a segunda corrida do fim de semana. Vitor, que largou do fim do grid, em 15º, mostrou porque manteve-se invicto até aqui. Ele foi volta a volta escalando o pelotão para buscar a vitória, sua 11ª na temporada e a segunda no geral, a poucos metros da linha de chegada.

Com o resultado, o piloto de apenas 16 anos, que após uma carreira vitoriosa no kart está estreando nos monopostos, somou 165 pontos na liderança da Light, 81 a mais que o segundo colocado Matheus Leist, que agora está com 84. Vale lembrar que nas próximas duas etapas estarão em jogo mais 60 pontos, mas como Baptista não pode mais ser alcançado pelos concorrentes, faturou neste domingo o título da Light.

“Hoje não choveu, mas na primeira corrida eu tive um problema técnico no carro, logo na largada. Tive que ir guinchado para o box. Conseguimos arrumar o carro, mas já estava com oito voltas quando retornei e ainda consegui a volta mais rápida. A segunda corrida, já com o carro arrumado, eu tinha um bom ritmo. Fui escalando o pelotão e buscando posições. Quase no final, o segundo e o terceiro bateram e fui para cima para buscar a vitória nos metros finais”, contou Vitor Baptista.

O paulista comemorou o seu primeiro título na F3 Brasil Light. “É muito legal poder comemorar esse título. Ainda mais porque veio de forma antecipada. Trabalhamos muito ao longo do ano e o resultado veio com essa conquista”, analisou o piloto, que conta com o trabalho de Dennis Dirani como coach.

O companheiro de equipe, Pedro Piquet, que corre na categoria A, que conta com carros com um pacote aerodinâmico superior aos da Light, também foi campeão nesta etapa.