Festival Brasil Ride Botucatu reúne 5.100 participantes

Foto: Wladimir Togumi //

Na região da Cuesta, a 4a. edição do Festival reúne ciclistas e corredores de montanha de todo o Brasil e mais quatro países. Prova válida pelo circuito mundial amador de ciclismo da UCI, abre o evento na manhã desta quinta-feira, em Pardinho.

Entre hoje e domingo, a região da Cuesta Paulista receberá a quarta edição do Festival Brasil Ride Botucatu, com cinco provas de ciclismo, uma corrida de montanha e um ciclo de palestras. O maior evento de esporte outdoor do País terá o número recorde de 5.100 participantes, de cinco países, Argentina, Chile, Portugal e Suíça, além do Brasil, representado por 180 cidades de 25 estados, sendo 950 desses inscritos da própria Botucatu, sede do evento.

Atletas e público terão no Festival uma vasta programação para diversas idades (de 7 a 75 anos) e as diferentes tribos, que buscam no esporte a melhoria da qualidade de vida. Na bike, além do ciclismo de estrada amador e as provas de MTB, haverá também a competição recreativa para crianças e o passeio ciclístico. A corrida nas montanhas da região da Cuesta e as palestras esportivas são outras atrações que público e participantes encontrarão no evento multiesportivo.

A abertura do Festival foi hoje, às 09h, com a Road Brasil Ride, prova de ciclismo de estrada. A competição faz parte do calendário da UCI Gran Fondo World Series, com 68,7 km de extensão nas estradas municipais da cidade de Pardinho, e é a única prova da América Latina do circuito mundial amador da UCI. Ainda na quinta, começa também o MTB, às 15h, com o pontapé do Warm Up Brasil Ride, realizado em duas categorias: na primeira, a Pró, os atletas disputam três etapas, com 11,6 km no primeiro dia, 76,6 km no segundo e 107 km no sábado (28); Na segunda disputa, a Sport, os ciclistas encaram o desafio de 71 km, apenas no terceiro dia do evento.

Amanhã, além da segunda etapa do Warm Up Brasil Ride Pró, será realizado o ciclo de palestras, a partir das 16h. Rafael Campos, campeão do Cruce de Los Andes em 2013, falará sobre corrida em trilha, e os profissionais da Shimano darão dicas para manutenção da bicicleta. Fundador da Brasil Ride, Mario Roma contará as novidades da sétima edição da principal ultramaratona de MTB das Américas, realizada pela primeira vez na Rota do Descobrimento em 2016, e a ex-atleta e treinadora Adriana Nascimento, bicampeã do Brasil Ride, dará dicas de mountain bike e de preparação para a competição em outubro.

Atração especial para as crianças será a Corrida Kids Bike, marcada para o sábado, com inscrições gratuitas e limitadas a 100 vagas. O circuito será urbano, dentro da cidade de Botucatu, com 1 km de extensão, e o objetivo da iniciativa será de incentivar a prática do esporte desde cedo nos pequenos participantes.

O Festival Brasil Ride Botucatu terminará no domingo com dois eventos. O primeiro será o Passeio Ciclístico com largada às 8h30 e as 900 inscrições já encerradas. Às 9h será a largada da Trail Run Brasil Ride na Fazenda Indiana. Assim como o Warm Up Brasil Ride, a Trail Run terá também duas categorias, a Sport (6 km) e a Pró (16 km), em que os atletas vão correr por trilhas de terra, percurso com pedras e até atravessarão um riacho de águas cristalinas.