1 de dezembro de 2015

GNU é palco de prova história no Mundial Master

equipe final 1

Por: Anna Magagnin | Foto: André Guimarães Antunes //

O Parque Aquático Newton Silveira Netto, na sede Moinhos de Vento, recebeu, no último domingo, a prova de revezamento 4×50 Medley Misto 360 +.

A prova, que ocorreu durante a realização do Campeonato Estadual de Natação Master de Verão, era, até então, inédita na América Latina. Com o tempo de 5:31:05, o quarteto alcançou o recorde sul-americano.

A prova de 360+ têm registros de ocorrência no Japão e Estados Unidos e reúne quatro atletas cuja soma de idade supera 360 anos. Edu Jaeger ( 92), Ione Angelo (86), Nora Ronai (91) e Anton Karl Biedermann (91) integraram a equipe da prova histórica para a natação mundial.

“Esse trófeu completa o ciclo da minha vida esportiva, desde as primeiras provas quando era criança até o circuito internacional master”, destaca o mais experiente do grupo, Edu Jaeger que nadou os 50m Costas. O unionista é grande laureado do GNU em natação e Polo Aquático e foi campeão mundial de natação master em quatro provas.

“Me sinto muito feliz nadando, gosto de água, é algo que me recorda minha infância, foi muito agradável, eu já tinha nadado o 320+ e faltava o 360 +, e agora que venha o 400+”, disse a atleta Nora Ronai, que nadou os 50m Borboleta. Nora, que nasceu na Itàlia e hoje vive no Rio de Janeiro. Nora veio para o Brasil para fugir do nazismo nos anos 40 e praticou diversos esportes, como slalom (esqui) e esgrima. Na natação já competiu em seis mundiais e já e estabeleceu cinco recordes, figurando por 15 vezes entre o prêmio Top 10 da Federação Internacional de Natação (FINA).

A prova emocionou muitos dos presentes que acompanharam a realização. Após, o quarteto foi homenageado no palco. “ Foi emocionante, é sempre bom receber homenagens em vida” , ressaltou Anton Karl Biedermann. “Natação é saúde, ajuda muito na circulação, inclusive do cerébro” , completou o atleta que nadou os 50m Crawl e ainda participou de outras provas no campeonato. “Essa é a terceira idade de saúde, com vigor”, destacou a mais jovem do grupo, Ione Angelo, que nadou os 50m Peito.

Biedermann é patrono do GNU e completará, em 2016, 75 anos como associado do Clube. Grande laureado em natação e Polo Aquático, figura no Top 10 da Fina há quinze anos. Já foi medalhista em mundiais de natação master por dez vezes. Antes da prova, Ione já foi recordista sul-americana e mundial. Estava parada na natação e promete voltar a praticar o esporte após a prova de hoje.

GNU é campeão

O Grêmio Náutico União consagrou-se campeão do Campeonato Estadual de Verão de Natação Master na categoria Equipes Grandes, com 4485 pontos. A competição reuniu 381 atletas, de quinze clubes e escolas, em 26 provas.

A atleta olímpica Graciele Herrmann e paralímpica Susana Schnarndorf, expectativas brasileiras para os Jogos do Rio 2016, foram homenageadas.

O Campeonato Estadual de Verão de Natação Master é promovido pela Federação Gaúcha de Desportos Aquáticos. O GNU, através do Departamento de Natação Master, apoiou e promoveu a realização da prova de revezamento 360+.