Guga lança livro para os fãs

Fotos: Ricardo Alves Prates //

Gustavo Kuerten recebeu centenas de pessoas que formaram fila nos quarteirões de acesso à Livraria Cultura em São Paulo para comemorar o aniversário de 38 anos e o lançamento de sua biografia Guga – Um brasileiro, na última quarta-feira, dia 10. A data celebrada ao lado da família e dos amigos, reuniu também atletas e convidados especiais, entre eles a equipe brasileira de tênis que disputa a Copa Davis.

O livro lançado pela Editora Sextante revisita a história do menino nascido numa ilha do Sul do Brasil e que também se dedicou na infância ao futsal, foi produzido em primeira pessoa pelo único tenista brasileiro a atingir o topo do ranking mundial. Em depoimento ao jornalista Luís Colombini, Guga descreve sua trajetória, pontuada por situações corriqueiras e também desafiadoras, além das conquistas. O tricampeão de Roland Garros detalha exemplos de superação, como a forma com que lidou com a perda do pai, Aldo Kuerten, que morreu enquanto arbitrava uma partida de tênis, em Curitiba, pouco tempo depois de ter pedido a Larri Passos para que treinasse o filho do meio, assim como os detalhes das vitórias célebres contra Kafelnikov, Bruguera, Michaell Russell, Agassi, Sampras, entre outros.

“Meu interesse com o livro não é passar uma mensagem pontual, mas sim transmitir os meus sentimentos, as minhas sensações durante o processo. Além do tênis mostrar todos os aspectos da minha vida”, explicou Guga durante a coletiva de lançamento. Ele também assumiu que tinha receio em se envolver com o processo autobiográfico. “Mas, fui me convencendo e hoje posso dizer que o projeto foi muito prazeroso”, declarou. Guga que conquistou ao longo de 13 anos de sua trajetória no circuito profissional 20 títulos em simples, também fez elogios ao ex-técnico. “O Larri foi um desbravador, um cara muito corajoso que me fazia acreditar que eu podia ser campeão. Eu não teria chegado lá sem o apoio da minha família e de várias pessoas”, sentenciou.

Em função do aniversário Guga foi surpreendido com um bolo e a homenagem de um coro de mais de 200 vozes no “Parabéns a Você”, durante a sessão de autógrafos na Livraria Cultura. E a festa contou com a presença de alguns dos principais personagens citados no livro: Alice Kuerten, a mãe, Rafael Kuerten, o irmão que preside o Grupo Guga Kuerten; a esposa Mariana e os filhos (Maria Augusta e Luís Felipe). “Seria lindo ter o meu pai hoje presente”, disse Guga. E brincou com os fãs “estou envelhecendo e por outro lado, com o livro, nascendo de novo”.

Com tiragem inicial de 100 mil exemplares, a obra que chega às principais livrarias do país até o final da semana, também será promovida em diversas capitais. Em Florianópolis, cidade natal do tenista, o livro deve será lançado durante a Semana Guga Kuerten, no mês de outubro.