16 de dezembro de 2015

Guga recebe premiação e é ovacionado

IMG_3147

Foto: RB2 Fotografia //

Guga subiu ao palco para receber o Troféu Adhemar Ferreira da Silva numa homenagem especial do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), durante a solenidade de entrega do Prêmio Brasil Olímpico, na noite da última desta terça-feira, no Rio de Janeiro.

A revelação do nome do tricampeão de Roland Garros como o atleta escolhido para receber a premiação destinada a esportistas que simbolizam os valores que marcaram a carreira do bicampeão olímpico no salto triplo não foi surpresa. O COB já havia anunciado a homenagem no início do mês. A novidade da noite foi o discurso emocionado de Guga que foi ovacionado pelos convidados, aplaudindo de pé o pronunciamento do tenista brasileiro que há quinze anos se tornava líder do ranking mundial da ATP.

“Vendo o exemplo de vocês, eu posso dizer que hoje é o dia em 2015 que eu senti mais orgulho de ser brasileiro”, declarou Guga enxugando as lágrimas, logo após receber o troféu das mãos do maratonista Vanderlei Cordeiro. Gustavo Kuerten disse ser privilegiado por ter vivido o sonho olímpico em Sydney e Atenas. “Me sinto um campeão olímpico de ter ido até lá para conviver com atletas que se dedicam todos os dias, todos os minutos, os segundos, ao esporte”, revelou.

Durante o agradecimento Guga também citou a mãe, Alice Kuerten, que o representou na premiação do COB, em 2000. “Esse prêmio especial faz muito sentido, porque o esporte vai muito além do resultado. Hoje eu tenho um novo diálogo com o esporte. E gostaria de dizer para todos os atletas que nós faremos de tudo para que vocês sejam os ídolos dos nossos filhos”, afirmou ao relembrar as memórias olímpicas da infância.

E antes de encerrar, o tenista que conquistou 20 títulos em simples, durante sua trajetória profissional, deixou uma mensagem impactante. “Finalizo com um assunto que é de extrema importância. Eu clamo a todos que governam o nosso país que se inspirem em quem hoje está aqui. Esqueçam o partido, sejam honestos, o nosso país merece”, sentenciou.