11 de maio de 2015

Guilherme Saad e Roberta Stopa são campeões

XTERRA ILHA BELA 2015_MTB_PH.THIAGO DIZDSC_4674

Foto: Thiago Diz //

Evento contou ainda com a Night Run 7km e 21km na noite do último sábado e a KIDS Mini Corrida no domingo.

Na bela manhã de sol de ontem, o segundo dia do XTERRA Brazil Ilhabela contou com a MTB Cup XCP. Mais de 300 guerreiros encararam 40,3km num percurso desafiador por trilhas e ladeiras. Entre os homens, o vencedor foi Guilherme Saad, e no feminino, Roberta Stopa, atleta que está em busca de uma vaga olímpica. O XTERRA Brazil Ilhabela contou com a KIDS Mini Corrida, encerrando um fim de semana em família, com muita diversão, desafios e esporte, tudo do melhor que o XTERRA pode proporcionar para seus participantes, especialmente no Dia das Mães.

Durante toda a semana anterior ao evento, choveu constantemente em Ilhabela, o que deixou todo o trajeto com muita lama. Guilherme Saad Alves, vencedor entre os homens, completou a prova em 2h10min55s, seguido por Edivando Souza Cruz (2h12min14s) e Tiago Rodrigues da Silva (2h13min09s).

“Foi muito bom. Tinha muita subida, foi muito duro, o Edivando veio junto, consegui abrir no final. Não deu para curtir o visual porque o foco era na prova, a elite veio muito forte. Nem consigo falar direito, estou muito dolorido”, afirmou Guilherme Saad Alves.

Na categoria feminina, Roberta Stopa sagrou-se campeã da MTB Cup XCP, ao completar o percurso em 2h47min08s. Completaram o pódio, Fernanda Prieto com o tempo de 2h58min32s e Sabrina Gobbo, que cruzou a linha de chegada em 3h04min12s.

“Acho que Paraty foi desafiador, mas aqui foi ousado. Um circuito de muita mata que exige muito do físico e do psicológico do atleta. O XTERRA faz 10 anos e eu faço 21 de carreira, nada melhor que essa parceria com vitória. Minha meta era ficar entre os 15 geral, estou em busca da vaga olímpica e isso é um estimulo para que eu possa aumentar meu ritmo. A meta foi alcançada e agora é pedal pra frente. Vamos seguir com o calendário em busca dessa vaga nos Jogos Rio 2016″, afirmou Roberta Stopa.

O município-arquipélago sediou no sábado a etapa mundial do XTERRA World Championship no triathlon com vitória de Diogo Malagone (2h33min33s) e Sabrina Gobbo (3h14min11seg). No Swim Challenge os campeões da prova de 1,5km foram Samir Botelho Barel (17min51s) e Beatriz Soares Puciarelli (21min21s). Na prova de 3k, Artur Pedroza completou a prova em 34min17s. No feminino a grande vencedora foi Maisa Gonçalves com o tempo de 46min16s.

Ainda no sábado à noite, Ilhabela foi invadida pelas luzes da tradicional Night Run. A prova contou com distâncias de 7km e 21km. No percurso mais curto, o vencedor veio da Espanha. Albert Solley, que era um dos favoritos para o triathlon, mas acabou furando o pneu três vezes e teve que abandonar a prova, foi o primeiro colocado com um tempo de 25min37s. No feminino, a vencerdora foi Luzia Mesquita, que completou o percurso em 30min51s. Nos 21km masculino, vitória de Adaílton dos Santos, que cruzou o pórtico de chegada em 1h19min36s, quase seis minutos mais rápido que o campeão do ano passado. Entre as mulheres, a grande campeã foi Geisla dos Santos Moraes com o tempo de 1h38min23s. Ela confirmou seu favoritismo e baixou seu tempo. Geisla foi a campeã em 2014 também.