IBMR e Federação Sul-Americana de Jiu-Jitsu firmam parceria

Foto: Divulgação   //

O Centro Universitário IBMR, integrante da Rede Internacional Laureate International Universities, e a Federação Sul-Americana de Jiu-Jitsu acabam de oficializar um convênio, já válido a partir deste segundo semestre de 2014.

O objetivo da parceria é proporcionar a atletas de Jiu-Jitsu federados e seus familiares descontos especiais nos diversos cursos de graduação, pós-graduação e no curso de Inglês – que traz a qualidade comprovada da Cambridge University Press -, além de condições especiais para transferências e segunda graduação. O projeto visa também promover uma sólida formação acadêmica dos esportistas, desenvolvendo pesquisa científica aplicada à modalidade.

“Tanto para atletas da modalidade quanto para admiradores do Jiu-Jitsu, esta oportunidade renderá grandes frutos desde a formação sólida em Educação Física – que estuda o movimento humano e suas aplicações no esporte, saúde e fitness – até a entrada no mercado de trabalho”, explica o coordenador do curso de Educação Física do IBMR Renato Sobral Monteiro.

A possibilidade de ser atendido gratuitamente na moderna Clínica-Escola do IBMR, localizada no bairro Catete, Zona Sul carioca, é outro importante benefício da parceria. “O espaço reúne laboratórios e clínicas com instalações modernas e confortáveis e oferece atendimento, avaliação e pesquisa em Ciências da Saúde, com serviços de Psicologia Aplicada, Nutrição, Estética, Biomedicina, Enfermagem, Educação Física e Fisioterapia, em que alunos desses cursos de graduação, sob a supervisão de profissionais da área, realizam atendimento diariamente a pacientes de todas as idades”, diz Sobral.

O coordenador do IBMR reforça ainda que a parceria vai permitir que diferentes variáveis de Fisiologia do Exercício envolvidas no desempenho dos atletas de Jiu-Jitsu sejam pesquisadas e avaliadas. “Outro destaque do convênio entre o IBMR e a Federação Sul-Americana de Jiu-Jitsu será o estudo de temas específicos como análise biomecânica das técnicas da luta, análise de marcadores bioquímicos em função do treinamento, dinamometria (análise da força muscular), dentre outros, na Clínica-Escola. Isso permitirá a investigação da eficiência das técnicas da modalidade e o impacto do esporte sobre o corpo humano, contribuindo também para o desenvolvimento da preparação física verdadeiramente funcional para atletas dessa modalidade”, completa Renato Sobral, que também é faixa preta de Jiu-Jitsu.

O presidente da Federação Sul-Americana de Sport Jiu-Jitsu (SJJSAF) Cleiber Maia esclarece que um dos objetivos dessa parceria é transformar praticantes do esporte em atletas preparados e com qualidades multifuncionais: “o projeto é formar uma turma de Educação Física composta por atletas e professores de Jiu-Jitsu, direcionando esforços para desenvolver o esporte cientificamente, além da formação global que visa à aplicação das mais variadas formas de concepção do movimento humano nas diferentes áreas”, descreve Maia.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site do IBMR http://www.ibmr.br/vestibular/. Para que atletas e seus familiares possam ter acesso aos benefícios, será preciso apresentar a carteirinha da SJJSAF na Central de Atendimento ao Candidato no ato da matrícula, ou requerer o encaminhamento da comprovação de filiação por meio do e-mail cadastro@sjjsaf.com, caso a carteirinha esteja em processo de emissão.