Jogos Equestres Mundiais, na França.

Foto: Stefano Grasso/Longines GCT   //

A Confederação Brasileira de Hipismo anunciou  os atletas de Salto e Volteio que irão completar a delegação do Brasil nos Jogos Equestres Mundiais 2014 da Normandia, que acontecem entre 23 de agosto e 7 de setembro, na França.

Será a primeira vez que o Brasil enviará equipe completas de Salto, Adestramento, CCE, Paraequestre, Rédeas, Enduro e Volteio. Os conjuntos convocados do salto em ordem alfabética são: Doda Miranda / AD Rahmannshof’s Bogeno; Marlon Zanotelli / AD Clouwni; Pedro Veniss / Quabri de L Isle; Rodrigo Pessoa / Status e Yuri Mansur / First Devision. No volteio: Clara Zerwes Tremblay, Fernanda Dib Gabriel, Gabriela do Amaral Pena, Izac Silva de Araújo, Marina Guedes Gargantini, Olivia Tavares Vieira da Cunha, Thais Reinhart Tavares Paes e Yasmin Rossini Rahme formam o time brasileiro.

Nos Jogos Equestres Mundiais, a competição de Salto tem um formato específico, que compreende em que a final individual é disputada apenas por quatro conjuntos em esquema de rodízio de cavalos. As equipes são compostas de três ou quatro conjuntos e se um país é incapaz de participar com uma equipe completa, ele pode entrar com um ou dois atletas para a competição individual. As provas, que acontecerão no Estádio D’Ornano, começam no dia 2 de setembro e terminam no dia 7, quando acontece a final individual.

O Volteio é uma modalidade teatral em que os atletas realizam suas apresentações em cima de um cavalo. As competições exigem um excelente preparo físico dos volteadores, uma relação harmoniosa com o cavalo e um trabalho em equipe de primeira classe. As apresentações consistem em movimentos de ginástica artística, stands de ombro, paradas de mão, carregar ou levantar outro volteador e exercícios ajoelhados ou pé. Todos executados sobre o cavalo, que é guiado em uma longa rédea por uma pessoa de pé na arena, que garante que um galope constante em um círculo com um diâmetro mínimo de 15 metros. As provas de Volteio acontecem entre 2 e 5 de setembro no Zénith, arena indoor no Parque de Exposições de Caen.

O Mundial de Hipismo da Normandia contará com sete locais de competição, 500 mil espectadores e são esperados 1000 atletas de 74 nações. Ao todo 27 medalhas serão disputadas entre todas as oito modalidades participantes.

Confira abaixo os atletas convocados pelo Brasil:

Salto

Doda Miranda / AD Rahmannshof’s Bogeno

Marlon Zanotelli / AD Clouwni

Pedro Veniss / Quabri de L Isle

Rodrigo Pessoa / Status

Yuri Mansur / First Devision

Volteio

Clara Zerwes Tremblay

Fernanda Dib Gabriel

Gabriela do Amaral Pena

Izac Silva de Araujo

Marina Guedes Gargantini

Olivia Tavares Vieira da Cunha

Thais Reinhart Tavares Paes

Yasmin Rossini Rahme