Lançamento The Best Jump

Foto: Itamar Aguiar //

The Best Jump vai dar R$ 700 mil em prêmios.

Atletas do Brasil, Uruguai, Argentina, Alemanha, França e Bélgica vão participar da edição de 2014 do CSIO4*-W. O Concurso de Saltos Internacionais Cidade de Porto Alegre (The Best Jump) competição integrante do circuito nacional e internacional de hipismo foi lançado nesta segunda-feira (15.09) pelos presidentes de honra do evento, Jorge Gerdau Johannpeter e executivo, João Mazzaferro. A competição acontece daqui a 15 dias, na semana de 1º a 5 de outubro na Sociedade Hípica PortoAlegrense e estima que um público de 20 mil pessoas assistam as provas. A entrada é franca.

Este ano o CSIO4*-W terá 24 provas, que incluem saltos de 1,1m a 1,6m de altura, vai distribuir prêmios que somam R$ 700 mil. O presidente executivo do Comitê Organizador do The Best Jump, João Mazzaferro, anunciou durante a cerimônia de lançamento que, pela primeira vez, o CSIO4*-W vai dar um prêmio de jornalismo à melhor reportagem veiculada, falando sobre o hipismo e seus benefícios, em jornal, rádio e TV, uma viagem com acompanhante a Aachen, na Alemanha, para assistir uma competição semelhante. Outra novidade é o Prêmio The Best Look, que premiará as mulheres mais bem vestidas durante o campeonato.

Em discurso emocionado, o presidente de Honra do evento, Jorge Gerdau Johannpeter, lembrou da história do campeonato. “Quando tivemos a ideia de realizar aqui, em Porto Alegre, um campeonato de saltos, nunca pensamos que um dia chegaria ao concurso internacional”, disse, reforçando que o CSIO-W tem, atualmente, apoio das três esferas de governo.

Maria Luisa Amodeo Daiello, presidente da Sociedade Hípica PortoAlegrense, falou sobre os preparativos da entidade para receber o The Best Jump e destacou que “este é um ano especial, já que a Hípica completa seus 75 anos de fundação”.

Criada em 1969, a premiação está em seu 46º ano e é consolidada como um dos mais importantes eventos do hipismo nacional e internacional. Para a edição deste ano, a Federação Gaúcha de Esportes Equestres (FGEE) convidou um dos mais renomados desenhadores de percurso da atualidade: Frank Rothenberger, da Alemanha, que terá a responsabilidade de criar percursos distintos para cada competição, determinando o ritmo e a dificuldade das provas.

Dentre as provas do CSIO4*-W estão a Copa das Nações e o Grande Prêmio Porto Alegre. Neste último, que ocorre no domingo, 5 de outubro, dois representantes serão qualificados para a Copa do Mundo 2015, que acontece em Las Vegas, Estados Unidos. A programação completa pode ser conferida no site bestjump.com.br.