28 de maio de 2015

Legado social também é foco do Brazil Run Series

253812_504513_241145_460436_256a2517_sao_paulo

Foto: Luiz Doro //

Competição chega ao Triângulo Mineiro neste sábado com a campanha Pegada do Bem, buscando doações de tênis para jovens atletas carentes.

Mais do que colocar os brasileiros para correr, o Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA quer promover o atletismo como uma poderosa ferramenta de inclusão social. A competição retoma a campanha Pegada do Bem, que estreou em 2014 arrecadando cerca de 900 pares de tênis para mais de 20 instituições e projetos sociais, em quatro das cinco regiões brasileiras. A primeira cidade a ser beneficiada nesta temporada será Uberlândia, sede da etapa de abertura do circuito, neste sábado.

Como no ano passado, a campanha Pegada do Bem escolherá uma ou mais instituições e projetos sociais em cada uma das 12 cidades integrantes do Brazil Run Series/Circuito CAIXA, de acordo com a relevância do trabalho realizado junto a jovens atletas. A ideia é incentivar a prática do atletismo em regiões de maior vulnerabilidade social, reforçar ações já existentes nesse sentido e ainda impulsionar a descoberta de novos talentos.

Em Uberlândia, os atletas terão duas oportunidades de doar seus tênis usados: durante a retirada dos kits de participação, na loja Centauro do Uberlândia Shopping (Av. Paulo Gracindo, 15 – Morada da Colina), na sexta-feira, das 10 às 22 horas, e no sábado, das 10 às 12 horas, ou na arena da corrida, no sábado, no Espaço Pegada do Bem. Os calçados arrecadados serão entregues à Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer, a Futel, que desenvolve uma série de projetos sociais voltados para o esporte.

Formando cidadãos de bem

Padrinho da etapa de Uberlândia do Brazil Run Series/Circuito CAIXA, Edson Luciano Ribeiro aprova a iniciativa. Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta/1996 e prata nos Jogos de Sidney/2000, com a equipe brasileira de revezamento 4×100 m, o ex-velocista continua ligado ao esporte. Hoje, Edson coordena o projeto olímpico Atletismo Cidadania, em Pindamonhangaba (SP).

“No projeto, o objetivo é justamente difundir o atletismo entre os jovens, que são beneficiados com profissionais capacitados, uniformes, materiais esportivos, reforço alimentar e toda a estrutura adequada para o desenvolvimento do atletismo. Mas eu sempre ressalto que, mais importante que a busca pelo atleta olímpico, é a busca pelo cidadão de bem, com valores e princípios transmitidos pelo esporte”, conta o medalhista olímpico. “A campanha Pegada do Bem tem muito dessa proposta, de incentivar a prática do esporte, com a doação de tênis, e por meio dessa ação promover a inclusão social das crianças e adolescentes.”

Mudança de horário

A corrida noturna do Brazil Run Series/Circuito CAIXA teve seu horário alterado das 18 para as 19 horas, com o objetivo de garantir o conforto e a segurança dos competidores. No mesmo dia da prova, às 15h30, o Estádio João Havelange, no Parque do Sabiá, recebe o jogo entre o Uberlândia Esporte Clube e o América Futebol Clube. Devido à grande procura, as inscrições para a prova estão esgotadas.