Maratona do Rio anuncia novidades para 2018

​ Foto: Thiago Diz //

​A Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro vai atingir novos patamares em 2018.

Após a celebração dos 15 anos da maior corrida de rua do Brasil em 2017, a Dream Factory e a Spiridon, organizadoras da evento, anunciam mudanças para o próximo ano. A grande novidade é que a Maratona (42km) passa a ser uma prova pura, com um percurso exclusivo (só para ela) e largada antecipada (7am). O objetivo é crescer e qualificar ainda mais a prova, em busca de transformá-la em uma das World Marathon Majors (as principais maratonas do mundo).

Entre as outras novidades estão: a realização de dois dias de evento, com a Meia Maratona Olympikus (21km) passando para o sábado (2); a criação de uma nova prova de 10km (que acontecerá junto à de 6 Km) e o Desafio Cidade Maravilhosa.

“Uma das nossas premissas é a excelência. Fizemos todas essas mudanças pois queremos evoluir com qualidade, além de conseguirmos proporcionar a melhor experiência para os participantes. Nosso objetivo é transformá-la em uma Major. Sabemos que é a apenas o começo, que temos um caminho longo pela frente, mas precisávamos dar o primeiro passo”, diz João Traven, sócio-diretor da Spiridon Eventos.

As disputas acontecerão nos dias 2 e 3 de junho, no fim do feriado de Corpus Christi, o que amplia a oportunidade de participação para atletas do Brasil e do exterior. Desde 2016 que a Maratona do Rio assumiu este feriado com a data oficial da prova. É uma oportunidade de unir esporte e turismo.

“Somos hoje a maior e mais bonita Maratona do país. Sabemos do potencial da Cidade para eventos como a Maratona e também para o turismo. Precisamos aproveitar essa oportunidade. Queremos transformar o Rio em uma referência no esporte”, comentou Duda Magalhães, diretor geral da Dream Factory.

A “corrida” para quem quiser garantir uma vaga e encarar o desafio nas distâncias de 21km, 10km e 6km começa no próximo dia 13 de setembro, às 10h21 am, quando as inscrições serão abertas no site do evento www.maratonadorio.com.br. Vale ressaltar que, para a Maratona (42km), as inscrições já estão disponíveis no portal da Maratona do Rio.

A Meia Maratona Olympikus da Cidade do Rio de Janeiro, que se muda para sábado, dia 2, continua no mesmo percurso, porém com largada também antecipada (em quinze minutos).

“Com essas mudanças, as duas maiores provas, 21km e 42km, terão um dia exclusivo, permitindo mais fluidez no percurso, conforto para os corredores e evolução técnica da corrida. Queremos transformar a Maratona em referência no mundo”, explica Carlos Sampaio, sócio-diretor da Spiridon Eventos.

Já, a nova prova de 10km será disputada junto à tradicional corrida de 6km, ambas no domingo, dia 3 de junho, no Aterro.

“A Maratona do Rio quer acompanhar toda a evolução do corredor. Começando com 6km e chegando aos 42km. Criamos a prova de 10km pois acreditamos que ela é uma ótima opção para os atletas que estão começando a aumentar a distância e também para os corredores mais experientes que querem fazer uma prova com intensidade mais alta”, completou Carlos.

As largadas de todas as provas serão nos mesmos lugares dos anos anteriores. Os preços do primeiro lote serão mantidos até o dia 31 de outubro de 2017.