9 de novembro de 2015

Medalhista busca incentivo ao atletismo entre as crianças

268654_555271_quirino_revezamento_56543

Foto: Divulgação //

O ex-velocista Claudinei Quirino será o padrinho da etapa de Belo Horizonte do Brazil Run Series/Circuito CAIXA, dia 15.

Levar a magia do atletismo a crianças de todo o País é o principal objetivo de Claudinei Quirino. Depois de encerrar a carreira no esporte como um dos melhores velocistas do Brasil, criou um projeto social em Presidente Prudente, São Paulo, onde atende 840 pequenos atletas. Também viaja por todo o território nacional, como Herói do Atletismo da CAIXA, divulgando a modalidade nas escolas. Claudinei será o padrinho da etapa de Belo Horizonte do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA, no dia 15.

“Adoro falar com as crianças. Quero mostrar a elas a magia do atletismo, mostrar que é um esporte alegre, uma brincadeira”, diz Claudinei Quirino, medalha de prata nos Jogos de Sydney/2000, com a equipe de revezamento 4×10 m, e ouro no Pan-Americano de Winnipeg/1999, nos 200 m. O ex-velocista também foi ao pódio em três Mundiais e ainda detém o recorde sul-americano dos 200 m.

Claudinei defende que o atletismo pode ser base para diversos outros esportes. “As modalidades do atletismo têm características que podem servir a outros esportes. A corrida no futebol, o ato de saltar no vôlei e no basquete, por exemplo. São atividades que se complementam”, explica. “E, hoje, é mais fácil praticar. Quando vou às escolas e mostro aos diretores e professores que é possível praticar o atletismo até numa quadra poliesportiva, e com equipamentos mais simples, eles ficam loucos.”

Espelhos

A falta de informação nas escolas também se junta à fraca divulgação do atletismo na mídia, de acordo com Claudinei. “Criança gosta de espelho. Se ligar a televisão, tem futebol. Mas não tem muito atletismo”, critica. Colocar o esporte em foco será um dos papéis dos Jogos do Rio de Janeiro em 2016. “As crianças do meu projeto social só falam nisso, já estão respirando Olimpíadas. É um grande incentivo, ver os maiores atletas do mundo mais de perto.”

Esporte a serviço da educação

Claudinei já vê os resultados dos quatro anos do projeto Talento Olímpico, criado por ele em Presidente Prudente. A equipe do projeto foi campeã dos Jogos Regionais deste ano. Dois jovens atletas foram ao pódio nos Jogos Escolares, e um terceiro conquistou medalha no Campeonato Mirim de Atletismo. O foco principal, contudo, é a educação.

“Uma das conquistas mais importantes do projeto é melhorar a autoestima das crianças, que vivem uma situação de vulnerabilidade social, de carência. Nós sempre colocamos como mais importante a escola. O esporte deve ser uma ferramenta de educação para elas”, destaca Claudinei, que superou a infância e adolescência passadas num orfanato em Lençóis Paulista, dificuldades financeiras e problemas físicos para marcar seu nome na história do atletismo.

Em Belo Horizonte

Claudinei Quirino conversará com 200 crianças do Colégio Magnum no dia 13, pela manhã, para falar sobre o atletismo e sua carreira vitoriosa no esporte. Depois, participará de algumas atividades ligadas à sua modalidade, com os alunos. Quem for retirar os kits de participação da prova na loja Centauro do Shopping Pátio Savassi, no dia 14, também poderá bater um papo com Claudinei, que fará uma sessão de autógrafos. O ex-velocista ainda marcará presença na corrida do Brazil Run Series/Circuito CAIXA, no dia 15, dando a largada e fazendo a premiação aos vencedores.