30 de setembro de 2015

Mineira Roberta Stopa conquista MTB Cup

IMG_5846

Foto: Mirian Jeske //

Aproximadamente seis mil pessoas participaram do CIRCUITO XTERRA no último fim de semana. Evento contou com vitórias de Marcus Escrivani na Endurance 50k e Diogo Malagon no Duatlon.

A cidade de Tiradentes recebeu no último fim de semana, mais uma etapa do XTerra Brazil Tour 2015, principal circuito de esportes cross country do país. A disputa foi grande em todas as provas de sábado (Duathlon, Endurance 50k, Night Run 7km e 21km) e domingo (MTB Cup, a Kids mini corrida). O evento reuniu aproximadamente seis mil pessoas de mais de 200 cidades brasileiras.

A disputa da MTB Cup, evento que integra o ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo e da Federação Mineira de Ciclismo, aconteceu na manhã do domingo. A prova de mountain bike exigiu muita técnica dos mais de mil atletas que percorreram 41km por ladeiras, descidas de terra, trilhas e trechos de paralelepípedo. A largada aconteceu às 9h30, no Largo das Forras.

De olho nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, a mineira Roberta Stopa comemorou o primeiro lugar na MTB Cup (2h25min11seg). A atleta reforçou a importância de eventos como o XTERRA no calendário brasileiro.

“Foi um pouco duro, pois venho de uma semana muito cheia. Sofri bastante hoje, não só com o físico, mas com o calor. A minha ideia foi sair e fazer força. Estou muito feliz de estar representando bem o evento. De todas as etapas que eu competi eu só perdi uma. Pra mim XTERRA é festa, é diversão”, comenta a representante da seleção brasileira de MTB e embaixadora da MTB Cup.

Entre os homens, destaque para o morador de Tiradentes Carlos Alberto Fernandes. Em chegada emocionante, ele venceu a prova com o tempo de 1h49min48seg . O suíço Lukas Kaufmann (1h50min39seg), chegou em segundo.

Kids mini corrida

A manhã do domingo também foi de muita alegria com mais de 500 crianças na kids mini corrida. Pequenos de 1 a 13 anos se divertiram em Tiradentes, na Praça da Rodoviária, em uma prova que tem como objetivo aproximar a criançada da prática esportiva.

“O número de pessoas no evento é impressionante, comemoramos 10 anos de XTERRA esse ano e sete em Tiradentes com recorde de inscritos. A estrutura do evento conta com mais de 400 pessoas trabalhando. É um projeto que mexe com muitas cidades. Lotamos Tiradentes e São João Del Rei. Trabalhamos para que o projeto fique ainda melhor”, declara Bernardo Fonseca, organizador do XTERRA Brazil Tour.

Marcus Escrivani vence pela primeira vez o Endurance 50K e Marcio Souza comemora o título de campeão do circuito de 50km

O sábado começou com o XTERRA Endurance 50K. Mais de 300 corredores percorreram 50km entre trilhas e matas, com um clima quente e seco. O atleta de Resende (interior do Rio de Janeiro) Marcus Paulo Escrivani Borges foi o guerreiro mais rápido na prova mais longa do dia, com o tempo de 4h47min38seg. Marcio Souza foi segundo com o tempo de 4h59min21seg. Mesmo com a segunda colocação, Marcio Souza conquistou o título do circuito Endurance 50k de 2015.

“Essa prova é radical por conta da altimetria. Tive alguns imprevistos como a minha mochila que furou. Fiquei sem água por 20km, mas tava bem treinado. Vim de outras ultramaratonas. E esse foi meu primeiro pódio do ano Estou feliz e pretendo voltar para as próximas edições”, declara Marcus Escrivani.

No feminino, vitória de Lara Martins (5h32min45seg). Lívia Bustamante, líder do ranking, ficou em segundo lugar no XTERRA Endurance 50k com o tempo de 5h38min20seg

Diogo Malagon e Isabella Ribeiro são os grandes vencedores do tradicional Duathlon XTERRA.

A disputa do Duathlon também aconteceu no sábado. A competição com 3km de trail run, 32km de MTB e 9km de trail run teve um percurso desafiador. Diogo Malagon enfrentou as dificuldades do calor e das subidas duras e venceu o XTERRA Duathlon (2h47min46seg). Com a vitória, o atleta se manteve na liderança do ranking. O segundo lugar ficou com Marcelo Sebastião Manoel com 2h48min27seg. Rodrigo Altafini terminou em terceiro lugar com o tempo de 2h53min37seg. O guerreiro teve a companhia da sua filha nos últimos metros da prova. No feminino, Isabella G. Ribeiro foi a grande campeã com o tempo de 3h36min40seg. Laura Mira Dias ficou em segundo lugar com 3h39min04seg.

“Prova de duatlhon é dura assim, com esse calor você não tem um segundo de folga. O percurso foi muito técnico, quase três horas com força direto. Não tem prova que compare. Muito bom.”, declara Diogo Malagon.

O dia de sábado terminou com a Night Run, os atletas tiveram a experiência de correr usando uma lanterna na cabeça, superando diversos obstáculos naturais, nas modalidades de 7km e 21km.