Muito surfe e ações ecológicas agitam o Matadeiro

Foto: Divulgação //

ONG Parceiros do Mar vai realizar atividades ligadas à conscientização e preservação da natureza durante a competição.

Neste sábado, a partir das 08h00min, começam as disputas da quinta etapa do Circuito Catarinense Oceano de Surf Amador 2014, na Praia do Matadeiro, sul da Ilha da Magia, com a presença confirmada dos melhores surfistas amadores do estado na briga pelo título da temporada.

O fim de semana vai ser agitado na Praia do Matadeiro, e além de muito surfe, estão programadas diversas atividades ligadas à conscientização dos atletas e banhistas para a importância da preservação do meio ambiente, buscando uma melhor qualidade de vida.

Acontecerão gincanas de limpeza da praia e também um “Quizz” com perguntas sobre segurança no mar e conservação ambiental. Também vai rolar uma pesquisa para entender a percepção do público sobre o descarte correto do lixo produzido na praia, e ainda, dois profissionais de educação física estarão realizando atividades de alongamento e yôga durante os dias de competições.

Esta ação ecológica faz parte do projeto Keep the Ocean Blue (KOB) – Mantenha o Oceano Azul, que juntamente com a ONG Parceiros do Mar e a Fecasurf, desenvolvem ações em todas as etapas do Circuito Catarinense Oceano de Surf Amador 2014, integrando o esporte a preservação do planeta.

A ONG Parceiros do Mar

Instituto Renata Turra Grechinski foi fundada em virtude do falecimento de Renata, surfista paranaense presa em artefato de pesca irregular que estava a apenas 40m da areia, na praia de Coroados/ PR. Isso foi em 2012 e, desde então, foi fundado este Instituto para lutar por mais segurança no mar e conscientizar as pessoas acerca dos riscos do descarte inadequado de resíduos. Outra proposta da ONG é também atuar nas políticas públicas pelo gerenciamento costeiro, além de projetos de educação ambiental em comunidades pesqueiras.