MUNDIAL DE CROSS TRIATHLON NA ALEMANHA

TRIATLETA ALESSANDRO PIMENTEL DISPUTA O MUNDIAL DE CROSS TRIATHLON NA ALEMANHA.

 

Brasileiro embarca nesta semana após conquistar duplos índices mundiais e receber a convocação da Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri).

O triatleta Alessandro Pimentel, de 41 anos, natural da cidade de Taubaté (SP) embarca nesta semana para participar do Campeonato Mundial de Cross Triathlon, em Zittau, na Alemanha. A competição de triathlon off-road acontecerá no sábado – dia 16/08 – com as seguintes distâncias: de 1.500 metros de natação, 36 quilômetros de mountain bike e 10km de corrida.

O evento homologado pela ITU (União Internacional de Triathlon) reunirá aproximadamente 1500 desportistas de 32 nações. Entre tantos amadores e profissionais, o atleta Alessandro Pimentel destaca-se por ser por ser o único desportista brasileiro a obter duplos índices mundiais para modalidades distintas do triathlon.

“Este é um fato inédito por conquistar meu índice para o Campeonato Mundial de Triathlon de Longa Distância 2014 e no Mundial de Cross TRI. Aliás, este será meu décimo ano consecutivo na prova de longa distância, no total de 13 participações em mundiais. Agora o surpreendente foi chancelar minha participação também no Campeonato Mundial de Cross TRI 2014 – também conhecido como o Triathlon Off-Road, em provas que acontecem consecutivamente. É importante destacar que venho disputando o Cross Tri desde sua homologação pela ITU (União Internacional de Triathlon) em 2011”, comentou Alessandro Pimentel, sempre com muita humildade e respeito aos adversários.

Vale lembrar que no período de 60 dias, Alessandro Pimentel tem ainda mais duas competições na agenda, totalizando 4 provas praticamente consecutivas.

“Volto ao Brasil para disputar o Campeonato Brasileiro de Triathlon de Longa Distância que acontece em João Pessoa (PB) no dia 30 de agosto, que servirá como preparação para o Campeonato Mundial de Longa Distância na China no dia 21 de setembro”, explica Pimentel, que buscará o melhor índice na competição mundial com distâncias de: 4,5km de natação, 120km de ciclismo e 30km de corrida.

Para fechar o ciclo de provas importantes, Pimentel disputa o Campeonato Norte-Americano de Triathlon, o GreatFloridian, no dia 19 de outubro: “É sempre um prazer fazer parte deste festival super tradicional do triathlon Americano, em Clermont, na Flórida. Minha prova terá 2km de natação, 70 km de ciclismo e 15km de corrida , que acontece nas depedências do Centro Olímpico, que inclusive é sede do “hall da fama”, uma espécie de museu do triathlon mundial, com muitas homenagens e toda história da modalidade”, conta Pimentel.

Todo o esforço de Alessandro tem uma razão maior: retomar a liderança dos rankings nacionais.

“Meus objetivos são de retomar as lideranças dos rankings nacionais obtidas no Triathlon de Longa Distância em 2006 e 2011, assim como no Cross TRI em 2012. Nos campeonatos mundiais busco ficar em top 10, como aconteceu em 2008, e assim, ser o melhor atleta sul-americano no Triathlon de Longa Distância. Já no Cross Tri meu objetivo é ficar em top 20 do mundo e conquistar a melhor marca sul-americano, como fiz no mundial de Cross TRI em 2013”, almeja.

Vale ressaltar que são objetivos tangíveis, já que Pimentel no Mundial de Tri Longa Distância em 2008, realizado em Almere na Holanda, ele foi o melhor atleta sul-americano e teminou o ano em top 10 no ranking mundial de Tri LD (longa distância). E no ano passado, ele foi o melhor atleta sul-americano e top 20 no mundial de Cross TRI também realizado na Holanda (cidade de Den Haag).

“Quero estar presente no pódio neste ano”, disse Pimentel que tem o talento necessário e a dedicação aos treinos para conquistar os objetivos durante 25 anos de carreira já disputou mais mais de 320 competições ao redor do mundo.

“Com tanto tempo de vivência esportiva posso afirmar que posso superar a este tipo de agressão ao corpo e a mente. Mas quanto maior é a dificuldade, mais me fortaleço com a superação dos desafios”, revela Pimentel.

Dentre os dois principais desafios mundiais, Pimentel avalia: “Uma competição será de força pura, na outra, uma prova longa de resistência em que serão testados filosofias de trabalhos e habilidades distintas, por isso conto com minha parte mental e física. Este tipo de desafio que me traz motivação desde 1992 no triathlon e desde sempre como pessoa e multiesportista”.

Para acompanhar a cobertura do Campeonato Mundial de Cross Triathlon, acesse: www.itu-wm-2014.de/en

Alessandro Pimentel conta com patrocínio e apoios: CONSTRUTORA ARAÚJO E SIMÃO / MEDIC PÉS / SELT TAUBATÉ / SPECIALIZED BRASIL / PEDAL POWER / SRAM / OAKLEY / THULE / GATORADE / BIKE NA MÍDIA.

Mais informações: www.alessandropimentel.com