Mundial de Masters de Maratona Aquática no Canadá

Foto: Divulgação   //

Samir Barel conquista bronze no Mundial de Masters de Maratona Aquática no Canadá.

 

 

O continente norte-americano está se tornando um lugar auspicioso para Samir Barel. Depois de encarar os famosos 45 quilômetros da Volta na Ilha de Manhattan (EUA) e sair do campeão das águas dos rios Hudson e East, o maratonista aquático subiu novamente ao pódio, desta vez no Canadá. Neste sábado (9 de agosto), o brasileiro conquistou a medalha de bronze no Mundial de Masters, disputado em Montreal, nadando os 3 quilômetros de percurso em 36min40.

“Fiquei muito feliz com meu resultado. Fiquei atrás apenas de um suíço e um francês, atletas profissionais. Eles fizeram uma largada muito forte e escaparam sozinhos, não me deram chance de acompanhá-los”, explicou o nadador, que há duas semanas conquistou o 10º lugar nos 32 quilômetros da quarta etapa do Grand Prix de Maratona Aquática da FINA, disputada no Lago Saint Jean.

Além da prova na raia de remo na Ilha de Notre Dame, Samir Barel também entrou na piscina do Parc Jean Drapeau e participou dos 400 m livre, distância que não nadava a mais de 3 anos. “Fiquei em 4º Lugar e fiz o melhor tempo da minha vida na prova: 4min20s. Vacilei na segunda passagem e fiquei a apenas um segundo do terceiro colocado e seis segundos dos dois primeiros, os mesmos da maratona. Mas foi muito divertido nadar novamente em uma piscina, ainda mais em uma competição de alto nível”, completou o atleta beneficiado pela Lei de Incentivo ao Esporte.

Agora Samir Barel foca suas atenções nas próximas duas etapas do Grand Prix da FINA, uma dia 23 de agosto na Macedônia e outra dia 07 de setembro na Itália.

Samir Barel é natural de São José dos Campos (SP), mas reside em Campinas (SP), onde mantém sua base de treinamento na ELO Academia. Praticante de maratona aquática desde 2007, Barel já foi campeão e recordista brasileiro nas provas 50 e 100 m livre e 200 m medley no final da década de 1990. É o atual líder do Circuito Paulista de Maratona Aquática, tendo vencido as cinco etapas, e recentemente subiu ao topo do pódio nas duas primeiras etapas da Copa do Brasil de Maratona Aquática.