5 de novembro de 2015

Novas categorias e largada inédita na CIMTB Levorin

268376_554462_15004550019_c1b1be1cbc_k

Foto: Bruno Senna //

Peso pesado e duplas femininas estão entre as novidades do XCM de domingo, que encerra a temporada mundial de maratona em 2015.

A Copa Internacional Levorin de Mountain Bike chega à última etapa em 2015 com uma série de novidades. Novas categorias e mudanças, tanto nas largadas quanto na pista, são alguns dos atrativos para o público e para os mais de 1.800 atletas inscritos para competir em Congonhas, entre sexta-feira e domingo. O número representa novo recorde da etapa, que no ano passado somou 1.600 inscritos.

A tradicional feira de expositores, com as melhores marcas do mercado de bicicleta, ficará localizada em um ponto estratégico neste ano. Pela primeira vez, todas as provas terão largada inédita passando dentro da feira.

Atendendo a pedidos, os organizadores também implementaram a categoria dupla mista/feminina, substituindo a dupla mista. De acordo com o regulamento vigente até então, mulheres só poderiam formar duplas com homens para competir no XCM. No domingo, haverá duplas formadas somente por mulheres.

“Importante ressaltar a manutenção da igualdade de condições na disputa desta categoria, pois a referência de tempo é sempre o(a) atleta mais lento(a)”, explica Rogério Bernardes, organizador da CIMTB Levorin.

Outra novidade é a instituição da categoria peso pesado no XCM, competição masculina e individual, entre ciclistas acima dos 95 kg.

Largadas e percursos – Em relação ao ano passado, houve algumas mudanças nos três percursos do XCM, disputado no domingo (8) e encerrando a temporada 2015 da maior competição de MTB da América Latina. O traçado completo dos circuitos de 60 km, 40 km e 33 km pode se visto no link http://cimtb.com.br/etapas/uci-mtb-marathon-series-xcm-congonhas/#percursos.

Outra alteração diz respeito à largada. Primeiro, serão alinhadas apenas as categorias cujo trajeto é de 60 km: Super elites masculina e feminina abrirão a competição, seguidas por júnior masculina, sub-30, sub-35, sub-40, sub-45 e sub-50. Na sequência, haverá um intervalo de 35 minutos e largada das categorias que percorrerão 38 km. Expert, Cadete, sub-17, sub-55, sub-60, over 60, segurança pública e pne largam na frente, e o segundo bloco será composto por máster, veterano, duplas, peso-pesado, feminina sub-40 e feminina over 40. As categorias júnior feminina e sub-15 masculina, cujo percurso é de 33 km, farão um deslocamento depois da última categoria e largarão no PC 3 para terem mais segurança. Os ciclistas mirins saem por último, para o traçado reduzido próximo à área de premiação.

Programação

Na “Cidade dos Profetas”, como Congonhas é conhecida, a prova principal, domingo, será no formato maratona e encerrará a temporada 2015 da UCI Marathon Series, garantindo ao vencedor 100 pontos no ranking mundial de XCM. Na sexta-feira à noite, haverá o Desafio da Ladeira e a CIMTB Extreme Night Run.

Como nas outras etapas, a competição em Congonhas valerá pelo calendário da UCI (União Ciclística Internacional). Novamente, a CIMTB Levorin será fundamental para as pretensões olímpicas do Brasil, que tenta garantir a segunda vaga na Rio 2016, tanto no masculino quanto no feminino.