20 de janeiro de 2016

Point Pedaleiros acontece neste domingo

pdeal

Imagem: Divulgação //

A ação contará com o show de Gabriel Moura, que lança a música inédita do projeto Pedaleiros. Estarão presentes também as atletas apoiadas por Furnas, Maria Clara e Carol, dupla de vôlei de praia.

Destinado a oferecer gratuitamente aos cegos e/ou deficientes visuais a experiência de andar de bicicleta, a Novo Traço – empresa de entretenimento, que tem em seu DNA desenvolver e produzir projetos que toquem os sentidos das pessoas – contempla mais uma ação, o Point Pedaleiros, neste próximo domingo, no Posto 4, em Copacabana. Vale destacar que projeto se divide em três frentes de ação: Pedaleiros Day, Blitz Pedaleiros e Point Pedaleiros – formato adotado para o dia.

A ação contemplará passeios de bicicleta na ciclovia da praia das 9 às 14h, massagens e ainda, o show de abertura das 10h30 às 11h30 com Gabriel Moura, que irá lançar oficialmente a música do Pedaleiros. Na festa, também estarão presentes as três atletas apoiadas por Furnas: a dupla de vôlei de praia, Maria Clara e Carol. As convidadas irão interagir com o público do projeto e participar da experiência para não deficientes.

“Nosso público vai sair de suas casas e ir ao encontro de um projeto pensado para enxergar além das possibilidades físicas dos olhos”, fala Rafaello Ramundo, sócio-diretor da NOVO TRAÇO. “Vamos gerar cultura e entretenimento para os cegos e/ou deficientes visuais saírem de suas casas. Nossa palavra-chave é disponibilidade. Estaremos lá, esperando essas pessoas e a pronto para proporcionar a elas momentos mágicos”, completa o idealizador do Pedaleiros.

A ideia de origem do Peladeiros tem base em uma das principais dificuldades de cegos e/ou deficientes visuais – a mobilidade. Com a preocupação de melhorar a qualidade de vida destas pessoas, o projeto busca integrá-los à sociedade e os propiciar de um momento mágico de liberdade, além de impactar as pessoas que os ceram. Na iniciativa, Pedaleiros Guias – pessoas sem deficiências e capacitadas por meio de treinamento – farão o passeio com os Pedaleiros – cegos e/ou deficientes visuais severos.

“O sol batendo no corpo, a sensação de liberdade, o vento no rosto e o passeio com descrição, narração de tudo o que estava acontecendo. Estou feliz de fazer parte do projeto”, declara o professor de Educação Física, Álvaro Souza. Já a estudante Verônica da Silva ressalta: “O vento no rosto, não há nada como uma bicicleta, e a confiança que você pega na pessoa que está pedalando… ótimo”.

A agenda do Pedaleiros de Verão vai de 12 de dezembro a 12 de março, mas o intuito é ser ativado nacionalmente e contemplar um calendário para todo o ano. A próxima cidade a receber o projeto será São Paulo.

Criado pela NOVO TRAÇO, Pedaleiros conta com Patrocínio de Furnas, apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretária de Ordem Pública, Guarda Municipal do Rio de Janeiro, Wöllner e União dos Cegos do Brasil. Vale destacar que Pedaleiros Point tem capacidade para atender cerca de 300 os cegos e/ou deficientes visuais severos.

CAPACITAÇÃO

Em parceria com a Guarda Municipal do Rio de Janeiro, o Projeto Pedaleiros, irá selecionar instrutores para fazer o curso de capacitação de Pedaleiros Guias, no sábado, dia 16, das 9h às 17h, na Academia da GM-RIO.

Após o curso, será agendada uma cerimônia para entrega dos certificados dos Pedaleiros Guias, nomeados de “brevês”, que faz referência aos diplomas de piloto que completam um curso de aviação, uma vez que os deficientes traduzem a experiência como “voar”.

Local: Academia da GM-RIO, localizada na Avenida Pedro II, 111, São Cristóvão

Horário: 9h às 17h