16 de novembro de 2013

Red Bull Vert Evolution

red bull

Rony Gomes entre os melhores do Red Bull Vert Evolution

Atual campeão mundial de skate vertical mostra performance consistente e muito técnica e termina competição realizada na Estação da Luz em quarto lugar

Com um formato diferente, mas que agradou e levou muita emoção ao público, que lotou os arredores do half pipe montado na Estação da Luz, em São Paulo, o Red Bull Vert Evolution reuniu 12 feras do skate nacional e internacional nesta sexta-feira, dia 15. O forte calor foi um adversário a mais para os competidores, que mostraram um alto nível de skate e levaram os fãs ao delírio.

Atual campeão mundial de skate vertical, o jovem Rony Gomes terminou em quarto lugar, atrás apenas de grandes feras do esporte. Marcelo Bastos, atual líder do ranking nacional, foi o campeão na disputa final contra Sandro Dias, o Mineirinho, hexacampeão mundial. Rony, que fez uma semifinal muito equilibrada com Bastos, disputou o terceiro lugar com o canadense Pierre Luc Gagnon, uma das maiores lendas do esporte, com 15 medalhas nos X Games.

Aos 21 anos, Gomes ficou muito satisfeito por representar a nova geração do skate e estar entre essas grandes feras do esporte. “Estar competindo contra esses caras já é um baita orgulho pra mim. E estar entre os quatro primeiros é realmente uma honra. Disputei contra o Pierre o terceiro lugar, que é um cara super competitivo, então eu estou nessa pegada, quero continuar treinando e conseguir bons resultados até o final deste ano”, declarou Rony, que faz parte do grupo de atletas do Corinthians.

O skatista da Mooca também considerou o formato do evento bastante interessante, mas mais exigente fisicamente. Foram quatro jurados avaliando, cada um, um critério diferente: técnica, variedade de manobras, altura e extensão e execução das manobras.

“O evento foi legal, um formato novo, que a gente não está muito acostumado. Acabou sendo até mais legal, mas, no final, depois de ter passado várias etapas, a gente viu que é realmente mais cansativo, exige muito mais do nosso preparo. Mas é um formato diferente, era uma etapa diferenciada de um circuito, então foi uma festa legal”, destacou.

Foi a primeira competição do paulista em casa, desde a conquista do mundial. O próximo desafio será a penúltima etapa da Copa do Brasil de Skate Vertical, no dia 7 de dezembro no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF). Rony vem de dois pódios (um segundo em Belo Horizonte – MG e um terceiro no Rio de Janeiro – RJ) e quer continuar na briga. “Ainda tenho chances. O Marcelo está bem no ranking, mas eu quero conseguir boas voltas e, enquanto tiver chances, vou estar lutando pelo título”, completou.

Como foi o evento

O Red Bull Vert Evolution começou com os 12 skatistas divididos em dois grupos. Pelo sorteio, Rony foi o primeiro a enfrentar as 10 paredes da competição e mandou muito bem, terminando em segundo no seu grupo e terceiro no geral. Além dele, passaram para a segunda fase: Luc Gagnon, Sandro, Dan Cesar, Bastos, Pedro Barros e Ítalo Penarrubia. O norte-americano Mitchie Brusco e os brasileiros Edgar Vovo, Mizael Simão, Felipe Caltabiano e Carlos Niggli fizeram a repescagem e Niggli levou a melhor, seguindo adiante.

Na segunda fase, Rony enfrentou Dias, Barros e Ítalo. Apenas os dois melhores avançaram e Rony fez uma segunda volta muita segura e perfeita, terminando na frente com 81.92. Dias se classificou em segundo. No outro grupo, passaram Bastos e Luc Gagnon.

Na semi, Rony enfrentou Bastos e a diferença foi muito pequena para o campeão, que seguiu para a final contra Dias, que superou o canadense na outra semi.

Na disputa pelo terceiro, Rony terminou em quarto, com 78.00 na sua melhor volta, contra 80.00 de Luc Gagnon. E, na briga pelo título, Bastos venceu Sandro Dias, após a disputa de três voltas cada.

Veja os quatro primeiros no Red Bull Vert Evolution:

1. Marcelo Bastos
2. Sandro Dias
3. Pierre Luc Gagnon
4. Rony Gomes

O skatista Rony Gomes é patrocinado por TNT, BDO, Oakley, Kanui, Airwalk, Almost, Krisis, Type-S, PSK e Corinthians na temporada 2013.

Para saber mais sobre o novo campeão mundial, acesse: www.ronygomes.com.br

 

Foto: Felipe Puerta