‘Rio, Eu Te Amo’

‘Rio, Eu Te Amo’ estreia em três semanas, em 200 salas do país.

FILME CONTA COM FERNANDA MONTENEGRO, RODRIGO SANTORO, WAGNER MOURA, VINCENT CASSEL, JASON ISAACS E HARVEY KEITEL, ENTRE OUTROS.

Dirigido por alguns dos mais consagrados nomes do cinema atual, “Rio, Eu Te Amo” chega a 200 salas no Brasil em 11 de setembro contando histórias de amores passageiros, eternos, em crise, amargos ou repletos de ternura. Para celebrar o amor no Rio, o longa reúne 26 estrelas nacionais e internacionais, entre elas, Fernanda Montenegro, Rodrigo Santoro, Wagner Moura, Vincent Cassel, Jason Isaacs, Cláudia Abreu, John Turturro, Emily Mortimer, Marcelo Serrado, Harvey Keitel e Vanessa Paradis, entre muitos outros. Produzido pela Conspiração Filmes, Empyrean Pictures e BossaNovaFilms, “Rio, Eu Te Amo” é o filme brasileiro da franquia “Cites of Love”, que já retratou Paris e Nova York.

– Nosso elenco de diretores é reconhecido pelos grandes festivais como Cannes, Veneza e Berlim; entre eles o ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro deste ano, Paolo Sorrentino. É um timaço – comemora o produtor Leonardo M. Barros.

Reunindo histórias que refletem a diversidade humana e física da cidade, os diretores Andrucha Waddington, José Padilha, Fernando Meirelles, Carlos Saldanha, Vicente Amorim, Stephan Elliott, Nadine Labaki, John Turturro, Sang-Soo Im, Guillermo Arriaga e Paolo Sorrentino aceitaram o desafio de traduzir o amor em tramas emocionantes que se conectam ao longo de dois dias. Como locação, o filme usou símbolos do Rio, como a Praia de Copacabana, o Alto da Boa Vista, o Cristo Redentor, Santa Teresa, Theatro Municipal, a Praça Paris e a Lapa, entre outros. Além do longa-metragem, foi criado um movimento de amor ao Rio chamado #RIOEUTEAMO que incentivou os amantes da cidade a se mobilizarem em intervenções e eventos.

“Cities of Love”

A franquia “Cities of Love” foi iniciada com a produção de “Paris, Eu Te Amo”, que abriu o Festival de Cannes em 2006. O sucesso deste primeiro trabalho convenceu Emmanuel Benbihy, criador do projeto, de que ele deveria percorrer outros continentes e cidades, como Nova York e Xangai. Assim, “Nova York, Eu Te Amo” ficou pronto em 2009. A partir daí, o produtor começou a licenciar a franquia para produtores estrangeiros, como ocorreu no caso do “Rio, Eu Te Amo”. O filme teve patrocínio de O Boticário (patrocinador-master), Nextel, Santander, Unilever, Fiat e Brasil Kirin; e apoio da RioFilme/Prefeitura do Rio. “Rio, Eu Te Amo” é parcialmente financiado por recursos obtidos através dos incentivos fiscais federais da Lei 8.685/93. A distribuição no Brasil e na América Latina é da Warner Bros e as vendas internacionais estão a cargo da WestEnd Films, de Londres.

#RioEuTeAmo

Lançado em outubro de 2012, o movimento de amor à cidade que virou filme – #RioEuTeAmo – tem mobilizado milhões de pessoas. No Facebook são mais de um milhão de fãs e no Instagram quase 60 mil fotos foram postadas com a hashtag #rioeuteamo. As ações também se espalham por todos os cantos da cidade: apresentação de Orquestra Sinfônica Ambulante no Complexo do Alemão, show flutuante para o público da mureta da Urca, flashmob na estação Siqueira Campos do metrô (na hora do rush), distribuição gratuita de mais de cinco mil flores na Lagoa Rodrigo de Freitas, feijoada com a Velha Guarda na Mangueira, entre outras.