Schwarzenegger promete exibir grande forma física

Foto: Divulgação //

Aos 69 anos, astro mantém a saúde e os músculos com treinos diários para não decepcionar os fãs na estreia do seu evento multiesportivo na cidade de São Paulo, que será de 21 a 23 de abril, no Transamérica Expo Center.

Arnold Schwarzenegger sobe ao palco do Greater Columbus Convention Center para entregar o troféu a Cedric McMillan, campeão do Arnold Festival 2017. Em meio aos aplausos, o atleta pega o microfone e resolve quebrar o protocolo para iniciar uma breve entrevista com o ídolo. Entre as perguntas, quer saber como o ‘Exterminador’ mantém sua excelente forma física. A resposta é imediata. “Treinei duas horas por dia especialmente para o evento aqui em Ohio e baixei minha taxa de gordura corporal de 24% para 18%”, disse. Em meio a mais aplausos, Arnold atende ao pedido do vencedor do Bodybuilding Pro, repete, aos 69 anos, sua mais famosa pose dos tempos de atleta, o Three Quarter Back e o ginásio quase ‘vem abaixo’.

A cena descrita acima aconteceu no início de março, nos Estados Unidos. E os fãs brasileiros podem esperar um Schwarzenegger em grande forma para o Arnold Classic South America, que estreia na cidade de São Paulo entre 21 e 23 de abril, no Transamérica Expo Center. Maior bodybuilder de todos os tempos, ele nunca descuidou da forma física, tanto na preparação para seus filmes como durante os dois mandatos como governador da Califórnia. E levanta a bandeira da saúde por meio da atividade física por onde passa. “Há 50 anos eu fiz uma opção: ser saudável. Fui campeão de fisiculturismo e pensei que era hora de levar essa bandeira para outros lugares, de levantar peso não só para mim, mas para as pessoas me ouvirem. Hoje, temos o Arnold Classic em todos os continentes”, afirma. Neste sentido, Schwarzenegger está viajando para a Oceania para participar, desta sexta a domingo (17 a 19 de março), do Arnold Classic Austrália.

Quando é perguntado como consegue arrumar tempo para treinar, apesar das várias atribuições diárias como empresário e ator, Schwarzenegger sempre é firme. “Convivi com Ronald Regan e George Bush (ex-presidentes dos Estados Unidos) e eles malhavam todos os dias antes de começar a trabalhar. Acordavam às 4h, 4h30 da manhã para treinar. Eu te pergunto: ‘Se o presidente dos Estados Unidos tem tempo para treinar, como você pode não ter?’. Vamos imaginar. Você só precisa de 6 horas de sono por dia. Ainda sobram 18 horas. Você pode treinar por 5 horas, fazer uma faculdade ainda sobram 9 horas para ler, aprender uma língua, ver televisão… Mas assistir TV, só se for para assistir aos meus filmes”, brinca o astro. “Não desperdice seu tempo, você não precisa dormir 10 horas, por exemplo. Faça um planejamento. Tenho certeza que o treino entrará na sua vida para sempre”, completa.

Ana Paula Leal Graziano, diretora da Savaget Promoções, parceira brasileira da Classic Productions ao lado da Excalibur Congressos e Eventos, confirma a dedicação de Arnold pelo esporte. “Ao contrário da maioria das celebridades, o Governador Schwarzenegger não faz nenhuma exigência. Apenas pede uma bicicleta ergométrica dentro do quarto no hotel. Todos os dias ele faz atividade física nos hotéis e qualquer hóspede pode se surpreender com a presença dele na academia”, conta a empresária.

A parceria com o Schwarzenegger mudou também o estilo de vida de Ana Paula, que até 2013 – data da primeira edição do Arnold Classic Brasil – estava mais para sedentária que para esportista. Essa mudança ocorreu após iniciar uma série de encontros anuais com Arnold nos diversos eventos capitaneados pelo astro ao redor do mundo (EUA, Europa, África e Ásia), países onde teve a oportunidade de treinar com ele na academia dos hotéis em que todos da comitiva ficavam hospedados. “Além disso, morria de vergonha quando ele me perguntava: `Não te vi na academia! Você já fez exercício hoje?` Às vezes eu mentia que sim… por vergonha”, conta Ana Paula, que hoje faz musculação de quatro a seis vezes por semana, cuida alimentação e influencia positivamente as filhas, de 13 e 14 anos, também ligadas em manter a boa forma física.