24 de novembro de 2015

Sesc Triathlon reuniu cerca de 400 atletas em Tramandaí

Largada-Triathlon-Sesc-Tramanda -Cr dito-Jo o-Alves

Foto: João Alves //

Final do Circuito Nacional aconteceu no último domingo.

Cerca de 400 atletas de diferentes lugares do Brasil participaram da etapa gaúcha do Circuito Nacional Sesc de Triathlon 2015, em Tramandaí. Esta foi a última prova da competição, que aconteceu em outras sete cidades do País. Os grandes vencedores do Rio Grande do Sul na categoria elite foram os atletas Reinaldo Colucci, de São Paulo; e Carolina Furriela, de Santa Catarina, que passaram por uma prova de resistência composta por 1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida.

Colucci, que está se recuperando de lesão – a etapa de Tramandaí foi a primeira prova brasileira de 2015 do atleta – elogiou a prova, destacando que foi necessária força do início ao fim para garantir o resultado. “Eu sabia que precisaria tirar vantagem na natação e no ciclismo para garantir uma boa colocação. A corrida foi bastante difícil. O evento é top de linha”, comemorou. Já Carolina, primeira mulher da elite a cruzar a linha de chegada, comemorou a conquista. “Adoro essa prova. Há dois anos que não participava em Tramandaí. Fico muito feliz em ver o crescimento do evento e do Circuito. Quando comecei a participar, competia na categoria comerciário”, disse ela, destacando o respeito do Sesc pelos atletas.

Além de vencer a etapa Tramandaí, Carolina também consagrou-se a grande campeã nacional feminina de 2015. Já entre os homens, o vencedor nacional foi Iuri Vinuto Josino. O ranking nacional é elaborado com base na colocação dos atletas em todas as etapas do Circuito Nacional Sesc de Triathlon, que neste ano foram realizadas nas cidades de Caiobá (PR), Brasília (DF), Palmas (TO), Manaus (AM), Belém do Pará (PA), Salvador (BA) e Pecém (CE).

Além dos atletas de Elite, amadores também competiram nas modalidades de natação, ciclismo e corrida, divididas nas seguintes categorias: Mountain Bike, Amador, Comerciária, Paratriathlon, Duatlhon, Amador Percurso Olímpico, Revezamento Comerciário e Revezamento Aberto. Entre as curiosidades da prova está o esportista deficiente visual Samuel da Luz Stumpf, de Caxias do Sul, o primeiro atleta deficiente visual gaúcho a completar um triathlon. “É uma prova de resiliência e uma experiência que torna as pessoas mais humanas”, disse Stumpf ao cruzar a linha de chegada ao lado dos atletas guias Roger Weingartner e Luiz Augusto Susin. Segundo o diretor do Sesc/RS, Luiz Tadeu Piva, o evento ocorreu de forma muito exitosa. “Entre os diferenciais desta edição 2015 em Tramandaí esteve a alteração no traçado da corrida e do ciclismo, além do acesso pós-prova, o que deixou os atletas muito satisfeitos”, disse Piva, já garantindo a realização da etapa 2016 do Sesc Triathlon no Rio Grande do Sul. A partir desta segunda-feira (23/11), os resultados completos da etapa Tramandaí estarão disponíveis em www.sesc-rs.com.br/triathlon.

Simpósio

Na noite do sábado, no Ginásio Municipal de Tramandaí, o Sesc reuniu atletas e autoridades para o Simpósio Técnico. O gerente de Esporte e Lazer do Sesc/RS, Marcelo de Campos Afonso, deu as boas-vindas comemorando a realização desta 11ª edição do Circuito Nacional Sesc de Triathlon no Rio Grande do Sul. “Vocês são nossa razão de existir”, ressaltou Afonso. Já o prefeito de Tramandaí, Edegar Rapach, também comemorou a realização de mais uma edição do Sesc Triathlon na cidade. “Esse evento de repercussão nacional é muito importante para o município, principalmente, em época de baixa temporada”, destacou. João Francisco Micelli Vieira, vice-presidente da Fecomércio-RS, deu as boas-vindas aos atletas falando do orgulho em sediar a última etapa do Circuito Nacional. “Essa é uma prova fantástica para o Sistema Fecomércio-RS que tanto investe em educação e saúde”, finalizou.

O Sesc Triathlon Circuito Nacional proporciona aos atletas profissionais e amadores uma prova de elevada qualidade técnica, sem deixar de lado o companheirismo e a integração do esporte. As competições favorecem a inclusão de triatletas iniciantes e com deficiências, além de contar com a participação da comunidade. Para a realização do evento esportivo, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc contou com o apoio da Prefeitura de Tramandaí.