4 de dezembro de 2015

Shimano promove quinta edição do Pedal das Capivaras

271022_563244_237280_446972_img_0126

Foto: JB Carvalho //

O passeio ciclístico será realizado na manhã do domingo, dia 13, e percorrerá a ciclovia do Rio Pinheiros.

A Shimano segue empenhada na luta pela despoluição do Rio Pinheiros. Pelo quinto ano consecutivo, a marca japonesa promoverá, em parceria com a Caloi, GT e Cannondale, o Pedal das Capivaras. O passeio ciclístico será realizado neste domingo, com saída às 9h do Bike Park Cancioneiro para um percurso de aproximadamente 20 quilômetros na ciclovia que margeia o rio.

Administrada pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), a ciclovia do Rio Pinheiros é percorrida, em média, por 43 mil ciclistas mensalmente. Desde a inauguração, em fevereiro de 2010, cerca de 2,3 milhões de pessoas – sendo 431 mil ciclistas entre janeiro e outubro deste ano – já pedalaram no local que sofre com a poluição e mau cheiro do rio.

“A Shimano tem um slogan utilizado no mundo todo que diz ‘Closer to Nature, closer to people’ , em outras palavras, perto da natureza, perto das pessoas. Isso representa nosso ideal de sustentabilidade, meio ambiente e cidadania. Quando começamos o Pedal das Capivaras, em 2011, nosso objetivo era começar um trabalho de conscientização da população por um futuro melhor em São Paulo, por meio da recuperação do Pinheiros. Hoje, a realização do pedal pelo quinto ano consecutivo nos deixa mais otimistas em termos um rio limpo e cheio de vida novamente. E assim, sonhamos com uma nova área de lazer e esportes para todos os paulistanos”, afirma Rogério Tancredi, gerente de marketing da Shimano.

“Este ano o Pedal terá um formato diferente, com 50 convidados entre formadores de opinião, jornalistas, profissionais do mercado de bicicletas, entre outros. O objetivo é que estes convidados sejam porta-vozes da luta pela despoluição do Pinheiros, ajudando a difundir este tema tão importante para São Paulo,” acrescenta Tancredi.

Lançada pela Shimano em 2011, a iniciativa é um movimento do mercado de bicicletas em prol da sustentabilidade e da melhoria do espaço público, questões inerentes à utilização da bicicleta como alternativa de mobilidade urbana.

Debate

Para incentivar o debate sobre o tema do pedal, a Shimano promoverá, no dia 9 (quarta-feira), um encontro com representantes de diversos setores sensíveis ao problema para discutir o seguinte tema: “A ciclovia trouxe a população de volta às margens do Rio Pinheiros. De que forma podemos sensibilizar cada vez mais pessoas para a questão da despoluição do rio?”.

O debate, no escritório da empresa em São Paulo, terá entre convidados, representantes do setor de Bicicletas, organizações não governamentais, da mídia, entre outros, e será mediado por João Magalhaes, responsável pelo departamento de comunicação da Shimano.