10 de janeiro de 2016

Specialized apresenta seu time de atletas para 2016

273346_570555_pedro_cury__2_

Foto: Pedro Cury //

Specialized Racing BR é a novidade do ano, uma equipe forte de grandes talentos, como a candidata à vaga do mountain bike na Rio 2016, a goiana Raiza Goulão.

A temporada dos esportes olímpicos ainda não começou em 2016. Mas, para um seleto grupo de atletas de ciclismo e triatlo, o frio na barriga teve seu início com o primeiro contato com a imprensa, na apresentação do time Specialized. Equipe de alto rendimento de MTB, a Specialized Racing BR foi apresentada oficialmente pela marca norte-americana, liderada pela goiana Raiza Goulão, candidata a uma vaga na Olimpíada Rio 2016. Completam o time o catarinense Erick Bruske (sub-23), o mineiro Lucas Sírio (júnior) e a gaúcha Bruna Elias (juvenil).

Também fazem parte do grupo de atletas Specialized as equipes Specialized Hoffmann XCO, com Rubinho Valeriano, Naydson Cortes e Larissa Brasa, e a Specialized Factory Racing Brasil, com Claudio Clarindo, Thiago Boaretto e Orlando Alves, os três por mais uma temporada, e os estreantes André Bretas, Isabella Ribeiro e Bia Neres. O evento de apresentação contou ainda com a presença de embaixadores da marca: o hexacampeão mundial da skate, Sandro Dias, o mountain biker Loris Verona Junior, e a dupla Claudia Franco e Marcelo Ruivo, ambos da Ciclofemini.

Presidente da Specialized no Brasil, João Firmo destacou a filosofia da empresa. “Para nós é fundamental desenvolvermos uma equipe de atletas Specialized, na qual aprendemos com eles, nos sentimos identificados e os ajudamos a realizar seu sonhos. Porém, mais do que tudo, queremos fazer com que eles sejam referência e ajudem os outros ciclistas a sonhar”.

“Não apenas uma questão de resultados, mas também de atitude. Contamos muito com as informações que os atletas trazem, para podermos aprimorar nossos produtos”, avaliou João Firmo. “A equipe desse ano é a melhor possível, buscando cumprir os objetivos da marca. Temos talentos atuais e outros do futuro. É isso que nos motiva a estarmos cumprindo um objetivo ou um sonho”, concluiu.

Sylvia Hartmann, diretora de marketing Specialized, relembra a história da marca no País. “A Specialized está fisicamente no Brasil há cinco anos. No início a empresa teve de concentrar os recursos em infraestrutura e logística, equipe interna e outra série de coisas. Não conseguimos mergulhar no trabalho de marketing esportivo como gostaríamos naquela época. Há dois anos começamos a investir de verdade nessa área, algo fundamental no esporte”.

“O fomento de atletas desde as categorias de base é uma maneira de devolver para a sociedade o que o esporte proporciona à marca. Em 2015 tivemos uma equipe muito forte, convivemos com os atletas e esse ano fizemos algumas alterações para ter a certeza que toda a equipe possui a postura e o DNA da Specialized. Estou segura que em 2016 nossa equipe de atletas está completa”, informou Sylvia.

Specialized Racing BR

Em comum ao quarteto da Specialized Racing BR, equipe patrocinada por Shimano e Honey Stinger, está o fato de suas carreiras serem marcadas por importantes títulos nos últimos anos. Mais experiente do time, Raiza Goulão vem de uma temporada com duas conquistas inéditas de grande destaque: Campeonato Brasileiro de XCO, em Itaipava (RJ), e a principal ultramaratona de MTB das Américas, Brasil Ride, realizada nos municípios de Mucugê (BA) e Rio de Contas (BA), na Chapada Diamantina.

“2016 será a principal temporada da minha carreira. O ano passado foi de muito crescimento e apoio da Specialized, em que atingi meu objetivo de liderar o ranking olímpico em busca da vaga na Olimpíada Rio 2016. Continuar na Specialized me dá confiança, porque sei que tenho o melhor equipamento do mundo, igual aos ciclistas internacionais. Agora, é hora de administrar e saber poupar, porque até maio, quando encerra o ciclo, não pode haver imprevistos. Estou feliz de continuar na Specialized, uma grande família, e poder voltar a Shimano e a Honey Stinger, marcas que estiveram comigo no começo da minha carreira”, enalteceu Raiza Goulão.

Próximo de fazer sua estreia na categoria sub-23, Erick Bruske chega embalado após conquistar o bicampeonato brasileiro na júnior, em 2014 e 2015. Campeão brasileiro juvenil há dois anos e impossibilitado de disputar a última edição por conta de uma lesão nos treinos em Itaipava, Lucas Sírio encerrou a última temporada com o bicampeonato da Copa Internacional de MTB, principal competição do país no esporte. Nova integrante da Specialized, Bruna Elias completa a equipe com um currículo de respeito. Mesmo com apenas 15 anos, a jovem atleta soma dois títulos brasileiros, um infanto-juvenil e outro juvenil, sua atual categoria.

Specialized Hoffmann XCO

Na equipe sediada em Taubaté (SP), no Vale do Paraíba, a grande novidade está na chegada de um nome de peso do mountain bike nacional. Os jovens Naydson Cortes e Larissa Brasa, ambos sub-23, terão ao seu lado o tricampeão brasileiro e seis vezes vencedor da CIMTB, Rubinho Valeriano. Representante do País nas Olimpíadas de Pequim 2008 e Londres 2012, Rubinho busca uma vaga para Rio 2016.

“Fiquei feliz demais por continuar fazendo parte da equipe Specialized. A expectativa está muito legal. Já estou com minhas bikes de 2016 desde a virada do ano, algo diferente. Começar o ano com a bike fazendo os treinos de base é um diferencial, não fica naquela expectativa de só receber o material mais pra frente. Agora depende de mim, fazer o que sei. Confesso que estava com saudade de pedalar todos os dias. Quero treinar bastante e buscar o máximo de pontos para me candidatar a uma segunda vaga para o Brasil na Rio 2016″, contou Rubinho.

Specialized Factory Racing Brasil

A equipe que reunirá atletas de diferentes vertentes do esporte terá três nomes conhecidos pelos apaixonados pela marca e outras três novidades. O ultramaratonista Claudio Clarindo, em seu nono ano como patrocinado Specialized, o atleta Thiago Boaretto, de Enduro MTB, e o ciclista de longas distâncias no mountain bike, Orlando Alves, vestem a camisa da marca norte-americana em mais uma temporada.

Mais experiente de todos os atletas Specialized, Claudio Clarindo dá boas vindas aos novatos. “Sou um atleta Specialized desde 2007 e para mim é uma honra estar há tanto tempo figurando na principal equipe do Brasil. Essa Imersão Specialized, durante três dias aqui em Jundiaí (SP), é algo que nunca existiu no País. É muito legal poder passar minha vivência para os mais jovens, e para quem está entrando agora também, de poderem entender o que é essa família”, explicou Clarindo.

“Após completar cinco Race Across America (RAAM), vou em busca de algo novo este ano. Usando a hashtag #CLRemBuscadoMundial, quero disputar várias provas de longa distância no ano, para tentar ser o campeão mundial após cerca de oito etapas realizadas. Uma delas será a Race Around Ireland, na Europa, com 2.200 km de distância, equivalente a metade da RAAM, em um circuito inóspito com montanhas, frio e chuva. Quero ser o melhor do mundo em cenários muito incomuns para nós brasileiros”, completou.

André Bretas e Isabella Ribeiro, ambos do Enduro, e a triatleta Bia Neres, farão suas estreias representando a Specialized. Três atletas acostumados a subirem no pódio. Entre endureiros, Bretas encerrou 2015 com os títulos do Brasil Enduro Series (BES) e do Brasileiro de Enduro, além do vice-campeonato Latino-americano (Latam) de Enduro, e Isabella Ribeiro foi vice-campeã brasileira e terceira colocada no BES e no Latam. Isabella compete ainda o X-Terra e dividirá seus esforços entre Enduro e X-Terra. Já a triatleta Bia Neres, vice-campeã brasileira em 2013 e medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos no Team Relay, no ano seguinte, encerrou 2015 com o título de campeã brasileira de Sprint.

Após voltar com tudo ao esporte em 2015, André Bretas tem grandes planos para a atual temporada, estreando oficialmente como ciclista Specialized. “Ser integrante desta equipe representa para mim um reconhecimento de todo meu esforço e dedicação. É muito gratificante estar em parceria com os melhores profissionais e atletas do marcado, com produtos e bicicletas top de linha”, agradeceu Bretas, que avalia os objetivos do ano. “Vou para os oito etapas do Enduro World Series, uma grande novidade, buscarei defender meus títulos de 2015 e tentar ser o campeão latino-americano do ano”.