Strongfit é uma das novidades esportivas do Arnold Sports Festival

Modalidade integra as competições de Strongman Amador do evento de Schwarzenegger e cria a possibilidade de participação de um maior número de atletas por ser uma categoria “light” dentro do universo dos homens e mulheres mais fortes do mundo.

No Strongman vale a força bruta para levantar muito, mas muito peso. Por isso, é conhecido por reunir os homens e as mulheres mais fortes do planeta. Na edição 2018 do Arnold Sports Festival South America – de 20 a 22 de abril, no Transamérica Expo Center, em São Paulo – a modalidade vai ampliar as possibilidades de participação para mais atletas amadores. Isso porque vai incluir na programação uma nova categoria, a Strongfit.

Quem explica é Marcos Ferrari, maior atleta da América do Sul e um dos responsáveis pela competição que será nos dias 20 e 22 de abril, na Arena Strongman Amador montada no Transamérica Expo. “O Strongfit é uma competição strong, mas com pegada fit, ou seja, é uma categoria criada dentro do Strongman voltada à qualquer pessoa que queira uma experiência com a modalidade numa versão bem mais light, mas com os mesmos equipamentos. Seguimos a tendência internacional de mesclar esportes e permitir acessibilidade de novos públicos”.

O Strongfit faz parte da programação das competições de Strongman amador, sendo subdividida em Open Masculino e Open Feminina. A disputa consiste em fazer o máximo de execuções por 8 minutos em um circuito conhecido como Barbarian WoD. Os homens irão encarar os seguintes exercício: Deadlift (peso morto) – 8 séries x 120kg; Yoke (caminhada em velocidade carregando peso sobre os ombros) – 200kg por 15 metros – LogLift (levantamento de tronco acima da cabeça) 8 séries x 80kg; Yoke – 200kg por 15 metros. Para as mulheres, a série é a seguinte: Lançamento de Barril de 8 séries x 40kg; Cangalha (caminhada em velocidade carregando peso sobre os ombros) – 100kg por 15 metros, Dumbell (elevação unilateral de halter) – 8 séries x 30kg, Cangalha – 100kg por 15 metros.

Além do Strongfit, a Arena Strongman Amador contará ainda com as categorias Absoluto Feminino (AF), Masculino leve (LWM – atletas com menos de 90kg), Masculino Peso-médio (MWM – entre 91 a 105kg) e Masculino Pesado (HWM – mais de 105kg). Os atletas mais pesados – e fortes – levantarão sacos de areia de 150kg, arremessão barris de 120kg, farão caminhadas em velocidade com 140kg nas costas, Deadlifts com 300kg e erguerão pedras com cargas ascendentes de 120kg, 130kg, 140kg e 150kg, entre outros desafios.

Outra atração será a Arena Desafio, instalada no Boulevard logo na entrada do Arnold Sports Festival South America. A proposta desse espaço, com o patrocínio da Madrugão Suplementos e apoio dos pisos Aubicon, é convidar o público a experimentar diversos aparelhos do universo Strongman. Será ação que une diversão e esporte de forma gratuita ao público do evento, que ainda poderá ganhar brindes.