27 de setembro de 2015

Sueli Vieira reestreia no Brazil Run Series

264851_543620_sueli2

Foto: Luiz Doro //

Fundista representa a cidade na prova deste domingo, à frente de outros atletas do interior paulista.

Um dos principais nomes do atletismo de Ribeirão Preto, Sueli Aparecida Vieira voltará a correr pelas ruas da cidade, numa prova oficial, neste domingo. Após três anos afastada devido a uma grave lesão, a fundista lidera os representantes do interior paulista na nona etapa do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA.

Paranaense de Nova Esperança, Sueli Aparecida Vieira adotou Ribeirão Preto há 27 anos. Em 2008, apenas três anos depois de começar a correr, fez sua melhor temporada, marcada pelo quinto lugar na Maratona Internacional de São Paulo e a quarta colocação no ranking brasileiro de corredores de rua. Mas uma fibrose no quadrado femoral, músculo na região dos glúteos, quase colocou um fim na sua carreira no atletismo.

“Foram quase três anos tentando me recuperar. Pensei em desistir das corridas”, conta Sueli. A solução foi procurar um velho amigo, com quem treinava em 2005: Gladson Barbosa, que também marcou o atletismo em Ribeirão Preto e é hoje o vice-líder do ranking brasileiro nos 3.000 m com obstáculos. “O Gladson tem uma grande experiência como atleta e como profissional de educação física. Foi ele quem me ajudou a me recuperar. Estou retomando aos poucos o ritmo de competição.”

Superação

“É uma história de superação maravilhosa”, destaca Gladson Barbosa. Formado em Educação Física, com pós-graduação em fisiologia do treinamento esportivo, Gladson divide-se entre os treinos no Pinheiros, em São Paulo, e a orientação aos atletas da equipe que leva o seu nome. E aposta no retorno de Sueli Vieira entre as melhores fundistas do País.

“A Sueli é muito determinada e comprometida. A fibrose no quadrado femoral pode tirar definitivamente um atleta das competições. Passamos um período de um ano e meio tratando a lesão dela. Agora ela está bem e já pode até brigar entre as dez primeiras, na prova de Ribeirão Preto”, garante Gladson. “A expectativa é que, em 2016, nós a veremos no pódio novamente.”

Força do interior paulista

Além de Sueli Aparecida Vieira, o pelotão de elite feminino contará com Noeme Maria Pereira, de Araraquara, e Tatiana Rodrigues Fernandes, de Guariba. No pelotão masculino, um dos destaques é Peter Jackson Miller Camargo, de São José do Rio Preto. De Taubaté, a Luasa Sports levará para a disputa 12 atletas, entre eles os vice-líderes do ranking brasileiro, Sivaldo Viana e Maria Regina Seguins, e estrangeiros como os quenianos Paul Kimutai e Delvine Meringor.