8 de maio de 2015

Thiago Boaretto avalia e aprova pneus Ground Control

252163_498689_img_1275___editada

Foto: Divulgação //

A pedido da Specialized, o ciclista de Mountain Bike testou o novo produto e fez um relatório completo sobre suas vantagens.

O biker paulistano Thiago Boaretto instalou os pneus Ground Control 6Fattie em sua bike Specialized S-Works Enduro 650B para avaliar o lançamento da marca norte-americana. O ciclista fez um relatório completo sobre os pneus, dividindo suas impressões em seis tópicos: tração, downhill, rolagem, curvas, frenagem e conforto.

“Os pneus 6Fattie, diferentemente de outros pneus mais largos que já utilizei, têm um perfil mais alto, e conseguem ‘unificar’ de maneira equilibrada alguns benefícios das rodas 29 e 650b”, avaliou Thiago.

Nas subidas, primeiro aspecto observado pelo ciclista, os pneus 6Fattie foram aprovados com louvor. Segundo Thiago, trechos íngremes puderam ser vencidos “rindo”, sem qualquer risco de patinar. Nos trechos de downhill, a confiança no equipamento foi a mesma. “A combinação entre absorção maior de impactos e aderência de solo diferenciada permite que você ‘solte os freios’ sem medo e desça mais rápido”.

Em termos de rolagem, o ciclista foi surpreendido positivamente e logo perdeu o receio inicial de que os pneus pudessem reduzir a velocidade da bike. “Com os pneus bem calibrados, a bike apresenta uma ótima rolagem, porque o diâmetro total das rodas com os pneus se assemelha ao de uma bike aro 29″.

Os testes permitiram que Thiago conseguisse tirar o máximo dos pneus 6Fattie também nas curvas. “Testando diversas regulagens de amortecedores e pneus, foi possível encontrar um equilíbrio capaz de garantir boa aderência nas curvas e nas retomadas de velocidade”.

Em relação à frenagem, também aprovada, o ciclista deu uma dica aos atletas que competem em trilhas que exigem mais dos pneus. “A ‘força G’ aquirida pela bicicleta nas descidas, aliada ao peso extra diretamente ligado às extremidades das rodas, obriga os atletas ‘mais extremos’ a optar por discos maiores (de 200 mm)”.

Segundo Thiago, os novos pneus são ideais para terrenos mais hostis, como solo arenoso ou com cascalho solto. A estrutura dos 6Fattie garante conforto ao ciclista em obstáculos que causariam problemas se a bike estivesse equipada com pneus comuns. “Os pneus proporcionam melhor absorção dos impactos no solo e nos saltos. Por serem mais altos, garantem à bike alguns milímetros a mais no curso de amortecimento, praticamente ignorando certos obstáculos”.

Impressão final

“Os novos Ground Control 6Fattie têm muitos pontos positivos e foram muito bem nos testes, principalmente nas partes extremas. Resumidamente, eles proporcionam mais conforto e segurança aos bikers, garantindo maior velocidade e segurança nos trechos tecnicamente mais difíceis. Sua essência está voltada para o ‘All Mountain extremo’, um perfil para quem gosta de fazer expedições em montanhas e andar em trilhas de difícil acesso. Um verdadeiro brinquedo de gente grande”, resumiu Thiago.