3 de abril de 2015

Triatleta Vanessa Gianinni no Ironman 70.3 de Brasília

249108_487434_vanessa_gianinni___trofeu_br___credito_joao_pires

Foto: João Pires //

Também do Specialized Factory Team, Thiago Boaretto disputa na Argentina a primeira de três etapas do Montenbaik Enduro LATAM Series 2015.

Os atletas do Specialized Factory Team disputam duas competições neste fim de semana. Na Capital Federal, a triatleta Vanessa Gianinni compete no domingo o Ironman 70.3 Brasília, válido como etapa do Circuito Mundial e pelo Campeonato Latino-Americano de Ironman. Em Cerro Catedral, Bariloche (ARG), Thiago Boaretto disputa sábado e domingo na abertura do Montenbaik Enduro LATAM Series 2015, prova de Enduro MTB com a segunda etapa prevista para Pomerode (SC), em junho, no Brasil Enduro Series (BES).

Vanessa chega animada a Brasília, onde tem bom retrospecto no Ironman 70.3. “Tenho um terceiro e um quinto lugares nas edições recentes de Brasília. Com a inclusão da prova nos Circuitos Mundial e Latino-Americano, a disputa ficou muito mais visada e terá um nível técnico altíssimo. Serão 18 mulheres profissionais, seis delas brasileiras”, destaca Vanessa. O desafio no Distrito Federal terá 1.9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21.1 km de corrida.

“Será uma disputa rápida, com a natação no lago Paranoá, o ciclismo nas ruas largas de Brasília, passando pela Esplanada dos Ministérios, e a corrida dentro de um parque. O que dificultou bastante nos dois últimos anos foi o clima, seco e muito quente. Ficaria muito feliz se conquistasse mais uma vez um lugar no pódio”, conta a atleta de Campinas.

Além dos resultados nas duas edições anteriores em Brasília, Vanessa contabiliza duas vitórias em provas com as mesmas distâncias, ambas em Penha (SC), em 2009 e 2010. No Ironman 70.3, abertura da temporada no Brasil, a triatleta pedalará com a S-Works Shiv, uma bike extremamente rígida e aerodinâmica, o que lhe garante maior transmissão de força e proporciona mais velocidade. Entre os componentes de sua bike, estão as rodas Roval Rapide CLX 60 Carbon. Vanessa utilizará sapatilhas S-Works Trivent e o capacete S-Works Evade Tri, o mais adequado para triatlo.

Specialized Factory Team na Argentina

Campeão das duas provas de Enduro MTB disputadas neste ano, Enduro Argentina Series (EAS) e Brasil Enduro Series (BES), Thiago Boaretto encara mais um desafio neste fim de semana. O ciclista está em Bariloche, onde compete na abertura do Circuito Latino-Americano de Enduro, válida como segunda etapa do Campeonato Argentino.

“Espero um prova extremante dura e cansativa, exigindo capacidade física e mental dos atletas, porque serão de 5 a 6 horas de competição por dia, com chuva e frio, entre 5 a 15ºC. Serão sete especias cronometradas em dois dias, seguindo o padrão da Copa do Mundo (EWS). Cerca de 45 km de distância e 3.000 metros de desnível em descidas nos trechos cronometrados. Porém, tudo que desce tem que subir, com sete deslocamentos ao topo da montanha, alguns com auxílio de teleférico, outros pedalando e alguns escalando com a bicicleta nas costas”, relata Boaretto.

Uma das principais estratégias de Boaretto está na escolha da bicicleta. O ciclista paulista optou pela S-Works Enduro 29. “Escolhi esta bike porque as pistas são como no Downhill, ou seja, bem rápidas. Estou apostando que uma roda maior será mais apropriada a esse tipo de terreno. Também instalei pneus Specialized Butcher, para ter mais estabilidade nas partes rápidas, maior controle nas frenagens e melhor tração nas trechos de pedal”, conclui o atleta radicado em Bertioga.