15 de agosto de 2013

Veleiros do Sul realiza o primeiro Sul-americano de Nacra em novembro


O Veleiros do Sul realiza entre os dias 07 e 10 de novembro o Campeonato Sul-americano da classe Nacra 17. Tripulações de todo o país estão convidadas a integrar este que será o primeiro evento de porte continental da classe. Tripulações de Argentina, Uruguai e Venezuela já manifestaram a intenção de participar da disputa que reunirá velejadores que estão de olho na Olimpíada de 2016.

Um barco de alta performance, o catamarã Nacra 17 é a nova classe eleita pela Federação Internacional de Vela (ISAF) a integrar os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016. O mastro e o casco duplo são feitos em fibra de carbono permitindo a alta velocidade do barco que requer boa preparação técnica da tripulação, uma dupla mista (composta por um homem e uma mulher).

Nacra 17 no Brasil

Assim que a ISAF decidiu colocar um catamarã na programação olímpica, optando pelo Nacra 17, federações de vela do mundo inteiro começaram a trabalhar pela implantação da classe. As seletivas para escolher as 20 tripulações que disputarão a Olimpíada começaram neste ano.

No Brasil, o I Campeonato Brasileiro da Classe Olímpica Nacra 17 foi realizado entre 27 e 30 de junho de 2013 na Baía de Guanabara. Durante o campeonato foi criada a Associação Brasileira de Nacra 17 e escolhido o velejador Clinio de Freitas como presidente. Clínio faz dupla com Cláudia Swan. Juntos venceram o brasileiro e em junho disputaram o primeiro mundial de Nacra 17 na Holanda