Volta Ciclística Cicloatividade

Foto: Ricardo Jaeger //

O Cicloatividade, iniciativa que incentiva a adoção de atitudes sustentáveis a partir do uso da bicicleta como alternativa de transporte urbano e que promove a instalação de bicicletários pela cidade, realiza mais uma edição da Volta Ciclística.

Será no domingo, dia 15 de maio, com saída marcada para às 14h30min, na Usina do Gasômetro. Com o objetivo de trazer o ciclista para a rua, humanizar o trânsito e fazer com que a bicicleta se torne um hábito das famílias, o passeio tem percurso de aproximadamente 10km e todos os inscritos receberão camiseta do evento e hidratação, tudo gratuitamente.

A data escolhida tem relação com o Dia Mundial da Reciclagem, comemorado no dia 17 de maio. Isso porque os bicicletários implementados em Porto Alegre pelo Cicloatividade são de plástico reciclado, e cada bicicletário representa mais de 4.500 sacolas e copos plásticos reciclados pós-uso.

A iniciativa é uma realização do Sindiatacadistas, Unimed Federação RS e Instituto Unimed, com apoio de Panvel Farmácias, Isla Sementes e Sistema Sesc., EPTC e Prefeitura Municipal de Porto Alegre. O evento tem inscrições gratuitas – pelo site www.cicloatividade.org.br, e conta com apoio da EPTC e Prefeitura de Porto Alegre.

De acordo com um dos idealizadores do projeto, Denis Pizzato, Presidente do Sindiatacadistas de Produtos Químicos e Medicamentos de Porto Alegre, a ideia é incentivar o uso do meio de transporte na cidade para os deslocamentos diários, proporcionando condições para sua circulação nas ruas, instalando bicicletários e conscientizando a população para uma melhor convivência entre ciclistas e motoristas. “O sentido é congregar diferentes segmentos da população, empresas e entidades governamentais em favor de um objetivo comum, que inclui a criação de práticas de sustentabilidade, promovendo uma mudança positiva na atitude das pessoas” comenta Pizzato.

O QUE: Volta Ciclística Cicloatividade

QUANDO: 15 de maio, domingo. Início do passeio: 14h30min

ONDE: Saída e chegada em frente à Usina do Gasômetro. As inscrições gratuitas para o passeio podem ser feitas no site ou no local na hora do evento.