XTerra Estrada Real

Foto: Thiago Lemos //

Felipe Moletta e Giliard Pinheiro são os grandes vencedores do primeiro dia.

O primeiro dia do XTERRA Estrada Real foi de muita disputa em quatro modalidades: Duathlon, Endurance 80k e as tradicionais corridas noturnas de 7km e 21km. Superar o calor foi um dos grandes desafios dos atletas que largaram cedo, mas, no final da tarde de sábado, a chuva apareceu em Tiradentes para tornas as trilhas ainda mais desafiadoras.

Giliard Pinheiro conquista a Endurance 80k

Inédita no XTerra Brazil Tour em 2014, a Endurance 80k, disputada pela primeira vez em Tiradentes, foi conquistada por Giliard Pinheiro, que marcou 7h32m15s. A segunda colocação ficou com Carlos Magno (7h37m15s) e a terceira com Edimar Antonio de Faria (7h45m57s).

– Em Ilhabela acabei pagando por largar muito forte e fiquei em segundo. Aqui tracei uma estratégia melhor e consegui ter o gosto da vitória. A prova estava muito bem marcada e o visual ajudou muito. O sol estava forte, mas para a gente que é da praia, é tranqüilo – disse o catarinense Giliard Pinheiro.

Entre as mulheres, quem chegou mais perto do limite foi Vera Saporito, que marcou 10h58m26s no relógio. Atrás dela chegaram Ligia Silveira (11h07m39s) e Rosemeire Assis (13h42m09s).

Felipe Moletta confirma favoritismo no Duathlon

A prova de Duathlon contava com nomes fortes, porém, mais uma vez, Felipe Moletta subiu no alto do pódio. Com o tempo 2h33m07s, ele superou a concorrência e o forte calor, mantendo a liderança isolada do circuito. Alexandre Manzan (2h37m06s) e Frederico Zacharias (2h39m05s) completaram a classificação.

– O percurso estava casca grossa, mas assim que é bom. A marcação estava ótima e mais uma vez tive a felicidade de vencer, superando o calor e os adversários – afirmou Moletta.

No feminino, nenhuma surpresa entre as três primeiras colocadas. Depois de ficar em segundo na última etapa, em Mangaratiba, Sabrina Gobbo voltou a vencer com 3h13m21s. Laura Mira Dias (3h18m12s) e Claudia Scaldini (3h29m31s) chegaram em seguida.

Corridas noturnas são sucesso de público

Modalidades mais queridas pelos amantes do XTERRA, as corridas noturnas de 7km e 21km movimentaram as ruas históricas da cidade. Quem se destacou na distância mais longa entre os homens foi Antonio Marcos Marques, com 1h18m28s. No feminino, melhor para Erica Maria José, com a marca de 1h36m21s.

Na prova de 7km, Rinaldo Daniel Silva voou e anotou 28m57s, garantindo a primeira colocação. Entre as mulheres, vitória de uma velha conhecida do circuito: Luzia Mesquita (39m53s).