12 de maio de 2015

Grupo Manga e A.S.O. anunciam L’Étape Brasil by Le Tour de France

unnamed

Foto: Rafael Jota //

A etapa que permite que atletas amadores vivenciem a experiência mais próxima da maior prova de ciclismo mundial, o Tour de France, chega ao Brasil.

Durante os próximos três anos, os organizadores esperam expandir a prova para outras regiões do Brasil, incentivando e tornando-se uma referência para o ciclismo nacional.

O Grupo Manga, por meio de uma parceria inédita com a A.S.O. – Amaury Sports Organisation, traz ao Brasil um dos mais respeitados eventos esportivos do mundo. No dia 25 de outubro, a cidade de Cunha, em São Paulo, receberá o L’Étape Brasil by Le Tour de France, prova criada para que atletas amadores vivenciem uma experiência semelhante à centenária prova de ciclismo.

O Tour

O Tour de France foi criado em 1903, e hoje é uma prova com a participação dos melhores ciclistas do mundo, que percorrem um total de 3.600 km pela França e países vizinhos. Com uma estrutura excepcional, o evento se tornou referência no esporte mundial e objeto de desejo de muitos atletas e espectadores, tanto que, todos os anos, conta com a participação de ciclistas de diversos países e 12 milhões de pessoas ao longo das estradas para animar os corredores, com muita festa e música.

O L’Étape

O L’Étape du Tour, criado em 1993, oferece a atletas amadores e amantes do ciclismo sensações muito próximas do que é vivido no ambiente profissional. Logo foi atraindo ciclistas do mundo todo que viajavam até a França em busca desta experiência. Nos últimos anos, em média mais de 450 brasileiros se deslocaram até a Europa para participar de cada etapa.

Pela primeira vez no Brasil, o evento chega com o know how e nível de excelência de quem já faz a prova há 22 anos, e espera atrair aqueles que sempre sonharam em participar da prova e nunca tiveram uma oportunidade como essa.

L’Étape Brasil by Le Tour de France

Em 2014, Marcio Flores, CEO do Grupo Manga, esteve na França para participar da etapa e teve a oportunidade de conhecer a Amaury Sport Organisation (A.S.O.). Logo despertou o interesse dos franceses ao falar sobre o cenário brasileiro com números referentes à mobilidade urbana, aderência massiva ao ciclismo e os grandes players do mercado que hoje têm grande potencial de investimento neste modelo de evento.

A partir daí o Brasil se mostrou um mercado atraente para a A.S.O. graças ao crescente potencial esportivo e à organização de grandes eventos como a Copa do Mundo e os próximos Jogos Olímpicos Rio 2016. A mudança do comportamento do brasileiro em relação à busca de hábitos mais saudáveis, o aumento das ciclovias não só em São Paulo como em outros Estados, além da crescente participação dos brasileiros em eventos como Ironman e o próprio L’Étape, culminaram para que as negociações para trazer a etapa para o Brasil se concretizassem.

Foi então que o Grupo Manga, um dos maiores grupos independentes de live marketing do Brasil, por meio de seu CEO Marcio Flores, firmou-se como parceiro para a realização da etapa brasileira nos próximos três anos. Durante o processo de pesquisa e reconhecimento, outro nome importante foi o de Cleber Anderson Ricci, que com sua experiência de anos levando brasileiros para as provas francesas, acabou se tornando mais um importante elemento na equipe organizadora.

O percurso e a cidade

Com 112 km de percurso e 2.790 metros de altimetria acumulada, o L’Étape Brasil by Le Tour de France será realizado dia 25 de outubro, em Cunha, município que está inserido em uma área de planaltos e serras com clima típico de uma região tropical. A prova terá pista totalmente fechada e asfaltada e seguirá o alto padrão de excelência logística e operacional que caracteriza o evento em todo o mundo.

Escolhida por suas estradas de pavimento perfeito em meio à paisagem das Serras do Mar, da Bocaina, da Mantiqueira e da Quebra-Cangalha, e pela localização estratégica, próxima à divisa dos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, Cunha se apresenta como cenário ideal para uma prova única.

Um legado para o país

O L’Étape Brasil by Le Tour de France terá mais de 500 profissionais envolvidos na estrutura do evento, que nos próximos três anos, receberá mais de 4 milhões de Euros de investimento. Além de Cunha e as cidades ao redor, o objetivo é levar este desenvolvimento e incentivo ao esporte para outros estados brasileiros.

Para a região, os benefícios de infraestrutura e o impacto econômico que o evento trará gira em torno de R$ 4,8 milhões de reais. Além disso, iniciativas estão sendo programadas como palestras em escolas, capacitação da rede hoteleira e de restaurantes, promoção da cultura local, entre outras atividades que irão culminar no fortalecimento da imagem da estância climática e, principalmente, deixarão um legado à economia, ao turismo e ao esporte nacional.

“O Brasil tem um potencial enorme para o esporte e ele sempre teve uma presença muito forte na minha empresa, por isso quero e vou investir cada vez mais em entregar um evento único para atletas, famílias e fãs. Quem participar do L’Étape Brasil by Le Tour de France fará parte de uma experiência que vai além do ciclismo. Irá vivenciar o evento como um todo, das marcas patrocinadoras às atividades de lazer e vida saudável. Certamente, ter um evento de tamanha importância e estrutura deixará um legado não só para Cunha, mas para todo o país”, comenta Marcio Flores, CEO do Grupo Manga.

As inscrições para a primeira edição começam em maio e terão dois formatos: atleta e fã. A modalidade “fã” não contempla a participação da prova, mas dá acesso ao clube de vantagens que inclui descontos em compras e serviços, produtos exclusivos L’Étape Brasil, treinos de bike e apoio ao atleta. Para o “atleta”, além de participar da prova, ele terá acesso ao clube de vantagens e outros serviços como concierge, receptivo no aeroporto, entre outros.