10 de maio de 2015

Maratona de Santiago, Chile 2015.

chile3
chile1
chile

Texto: Henrique R Farias – Fotos: Divulgação //

A Agência Maratonas no Mundo marcou presença pelo quarto ano consecutivo na Maratona de Santiago, Chile que foi realizado no dia 12 de abril.

Neste ano a Agência organizou pacotes para mais de 250 participantes de todo o Brasil, sendo a Agência responsável por 25% das inscrições de brasileiros no Evento, um recorde para todos.

Com tantos participantes a Maratonas no Mundo preparou um roteiro para que todos pudessem aproveitar e desbravar a cidade de Santiago e arredores.

Na sexta feira foi dia de conhecer as cidades litorâneas de Valparaiso e Viña Del Mar. A primeira visita foi à portuária Valparaiso que possui uma área histórica considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Esta antiga cidade, fundada em 1544, possui uma geografia marcante, com suas casas coloridas construídas em cima dos morros na beira do mar. Um lugar encantador! Pudemos descer para a parte baixa em funiculares bem antigos e também conhecer a casa onde viveu o poeta Pablo Neruda. Já Viña Del Mar nos permitiu pisar nas águas geladas do oceano pacífico.

No sábado, realizamos um City Tour de 5 horas pela cidade de Santiago. Dentre nossas paradas estavam o Cerro Santa Luzia, o Palácio de La Moneda, sede da presidência chilena, que abriga no subsolo um centro cultural sobre o folclore chileno. Bem próximo dali estava a Plaza de Armas e pudemos conhecer a imponente Catedral Metropolitana. A próxima parada foi no Cerro San Cristóbal, um dos pontos mais altos da cidade de onde se tem uma vista lindíssima para a parte moderna de Santiago com a Cordilheira ao fundo. Tivemos também uma parada no Shopping Mall Sports, local este destinado somente a lojas, atrações, eventos esportivos.

Depois de conhecer a cidade paramos na Expo Maratón (feira de esportes para a retirada do kit da corrida). A feira estava ótima, muitos stands com uma variedade imensa de produtos, bem organizada, com distribuição de vários brindes e sem filas, tudo o que o corredor precisa.

É chegado o grande dia da Maratona de Santiago. A corrida teve percurso para todos: 42km, 21km e 10km. A maratona teve largada as 8:00 e as demais provas as 8:40, todas em frente ao Palácio de La Moneda, com muita música, show de aviões no céu e drones que voavam baixo, animando os 28 mil participantes.

Bandas de rock e de músicas regionais animaram os atletas durantes o percurso. A hidratação ficou um pouco aquém devido ao clima seco de Santiago nos primeiros quilômetros de prova, mas depois melhorou. A água era servida em copos a cada 5km e a distribuição era feita apenas de um lado da rua, o que causou um certo tumulto. O percurso dos 21km foi tranquilo e nos 42km alguns sofreram com os 10 km´s finais.

A corrida teve grande participação popular, que levou cartazes para incentivar os corredores e também muito patriotismo, pois as bandeiras do Chile eram muito reverenciadas. Na chegada, a dispersão ocorreu de forma tranquila, com distribuição de frutas, águas, e isotônicos para todos, além claro, da tão desejada medalha.

Após a prova, ainda no domingo, tínhamos um roteiro e atrações a serem visitadas, desta forma o grupo se dividiu, parte foi fazer uma visita a Vinícola Concha Y Toro, nos arredores de Santiago e os demais foram passear pelo Valle Nevado, mesmo sem ter neve nesse período do ano é sempre uma excelente experiência.

Depois de dias intensos, aventuras, passeios e paisagens deslumbrantes e de uma maratona inesquecível na cidade de Santiago, só resta uma última coisa a dizer: Ano que vem estaremos de volta! CHI CHI CHI LE LE LE, Viva Chile!