Treinamentos que priorizam a energia corporal ajudam a manter a boa forma

Fotos: Divulgação //

Banho de Sol, alimentação sem glúten e treinamentos que priorizam a energia corporal ajudam a manter a boa forma e a saúde de Bruna Kajiya, brasileira e campeã mundial de kitesurf.

Bruna Kajiya, kitesurfista brasileira, começou a competir no circuito mundial feminino de kitesurf, modalidade freestyle, com apenas 17 anos. Atualmente, com 27 e, nas mãos, o título mundial de 2011 e mais duas conquistas como vice-campeã, em 2007 e 2008, a atleta exibe uma silhueta excelente, mas, não apenas pela prática do esporte profissional, como também por priorizar uma alimentação adequada, sem os ‘conhecidos’ regimes radicais, que muitas vezes, são feitos sem acompanhamento médico e que, na verdade, acabam detonando o organismo, como visto em muitas pessoas por aí.

Bruna, com 58 quilos e 1,68 de altura, além das pernas e braços torneados e um bronzeado (natural) de dar inveja, prioriza o banho de sol diário, uma alimentação sem glúten e trabalhos que favorecem o estímulo da força corporal e ainda conta com a homeopatia para prevenir e, quando necessário, tratar algum distúrbio de saúde.

Alimentação na medida certa ao invés da dieta da época

Há 3 anos sem consumir glúten, que é uma substância encontrada nos pães e torradas, nos bolos, biscoito, pizzas, salgadinhos, dentre outros, não faz parte da dieta da atleta, pois essa proteína, quando, é consumida em excesso, – como fazemos na maioria das vezes -, pode favorecer o aumento do peso, a barriga estufada e até deixar o organismo mais sensível. “Sou adepta a dieta sem glúten e abandonar o hábito de comer esses alimentos não foi pelo modismo, mas sim uma maneira de conseguir o equilíbrio do meu organismo, pois o excesso da substância causava a inflamação dos tecidos e o estufamento da barriga. Isso não é legal para quem fica maior parte do tempo com o corpo exposto e precisa estar bem fisicamente para prática diária de esportes”, complementa a atleta.

Banho de sol e a vitamina D

Apesar da proteção solar necessária para a prática e treinamento do Kitesurf, Bruna estimula a fabricação da vitamina D pelo próprio organismo fazendo uso da técnica do banho de sol, pois com os raios ultravioleta B que o corpo obtém a vitamina D, ou seja, o cálcio necessário para o fortalecimentos dos ossos. O Sol é responsável por cerca de 90% da aquisição de vitamina D e os outros 10% são retirados dos alimentos como: os laticínios, a gema de ovo, a manteiga, dentre outros.

Do Kite para o treinamento funcional

Para deslizar nas águas segurando uma pipa (o kite) nas mãos e uma prancha nos pés, exige muito esforço e preparo físico. Bruna Kajiya que já ‘voou’ pelas águas de quase todos os mares desse mundo é adepta ao treinamento funcional. Ou seja, ela prioriza a postura e o equilíbrio dos membros fazendo uso de alteres, barras, bolas, cabos e outros. A atleta é treinada por Luciano D’Elia, Pioneiro do Treinamento Funcional do Brasil, na Academia Core 360° e também pratica Yoga. “Para mim esse é o tripé que me garantirá a presença nos pódios: Alimentação e banho de sol na medida certa e combinado com um super treino aeróbico que fecha o ciclo e me deixa preparada para os campeonatos”, finaliza ‘Bru’, como é conhecida pelos amigos.