11 de maio de 2017

Ultra-corredor vai tentar quebrar recorde mundial para conscientização da obesidade infantil

50-km-belgica-fev-2016-terminou-em-2-lugar-1-
maratona-antuerpia-2016-abril-treino-carregando-um-atleta-handcap

Fotos: Divulgação //

Ultra-corredor belgo-brasileiro vai tentar um recorde mundial: atravessar a Europa do Norte da Noruega ao sul da Espanha para sensibilizar a população para o problema da obesidade infantil.

Na União Europeia (UE) uma em cada três crianças entre seis e nove anos apresenta excesso de peso ou está obesa. Essas crianças são susceptíveis a permanecer obesas ao longo da vida adulta, e são também mais propensas a desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes. De acordo com o European Childhood Obesity Group (ECOG) é essencial sensibilizar a população sobre a obesidade infantil para auxiliar na sua prevenção. Com o objetivo de apoiar a luta de conscientização sobre as causas da obesidade infantil, o atleta e estudante de fisioterapia Ralph Mesquita criou a ONG Eurocross For a Cause (ECFC) e vai cruzar a Europa correndo, com o objetivo de levar essa mensagem.

No Brasil, a obesidade atinge um em cada cinco brasileiros, apontam os dados divulgados recentemente pelo Ministério de Saúde.

Ralph e uma equipe de jovens profissionais europeus vão atravessar nove países da Europa (Noruega, Finlândia, Suécia, Dinamarca, Alemanha, Holanda, Bélgica, França e Espanha) entre julho e setembro. Ralph percorrerá cerca de 5.300 Km para aumentar a conscientização sobre os riscos para a saúde relacionados à obesidade e estilos de vida pouco saudáveis. Atualmente Ralph está classificado entre os 100 melhores ultra-runners europeus, mas desta vez seu objetivo é aumentar a consciência para a obesidade infantil.

“Estamos muito satisfeitos que Ralph assumiu o desafio de percorrer vários países na Europa para aumentar a conscientização sobre a obesidade infantil. A prevenção da obesidade infantil é uma prioridade. Temos certeza de que tais iniciativas podem ajudar a sensibilizar os jovens e as famílias e, esperamos chamar a atenção para os benefícios de seguir estilos de vida saudáveis ​​o mais cedo possível”, afirma o Professor Artur Mazur, presidente do ECOG.

“Para combater a obesidade, ECFC concentra a sua energia sobre a importância da atividade física regular e de uma dieta saudável. Nesta batalha, a disciplina é fundamental. Esta abordagem não só será o principal tema do projeto neste verão europeu, mas também será usado para continuar a campanha depois do meu retorno”, diz Ralph Mesquita, fundador da ECFC e estudante Master de Fisioterapia da Universidade Católica de Louvain (UCL).

A rede da ECFC é composta por jovens e clubes de corredores internacionais. Eles vão incentivar o maior número possível de pessoas para participar desta incrível aventura: atravessar a Europa de norte a sul. Seja por cinco, dez ou mesmo cem quilômetros, eles poderão viver essa experiência com “Eurocross For a Cause – sensibilização à obesidade e Ralph” e tornar-se embaixadores dos valores do projeto.

Parte dos recursos arrecadados pela ECFC será transferida o ECOG para financiar iniciativas de conscientização e educação. O ECOG reúne especialistas multidisciplinares de todo o mundo com o objetivo de ajudar a comunidade europeia a compreender os impactos sociais, psicológicos e econômicos da obesidade infantil. “Estamos muito satisfeitos em apoiar Ralph”, concluiu o Prof Mazur ao comentar a iniciativa.

“Se a minha história e minha experiência puder inspirar nem que seja apenas um jovem no meu caminho entre a Noruega e a Espanha, eu vou ficar feliz. Eu quero mostrar-lhes que não importa a idade ou o nível de experiência, mas quando colocamos toda a nossa vontade, podemos superar objetivos maiores”, acrescenta Ralph.

A obesidade pode ser evitada, junte-se ao nosso movimento e ajude-nos a exterminá-la!

Você mora no Brasil e gostaria de nos apoiar?

- Espalhe a mensagem. Siga a Eurocross For a Cause, Ralph e a equipe!

- Organize grupos de corrida e venha correr conosco.

- Você também pode fazer uma doação ou sua empresa pode ser nosso sponsor.

Todos os fundos, depois de abatidos os custos do projeto, serão transferidos para ECOG. Queremos garantir a transparência: somos uma organização sem fins lucrativos e qualquer pessoa do público pode exigir um documento com a comprovação das nossas despesas.

Sobre Ralph Mesquita

Ralph é um ultra-runner belgo-brasileiro de 25 anos. Faz parte da equipe de elite da marca belga Trakks. Em 2016, ele terminou no top 10 de todas as corridas realizadas na Bélgica. A melhor marca de suas maratonas foi em Barcelona (2016), 2:54:30. Há um ano ele está focado em treinos de longas distâncias, sem perseguir marcos de tempo.

Sobre ECOG

O “Primeiro eBook gratuito sobre a Obesidade Infantil e em Adolescentes” é um projeto em curso do ECOG com o objetivo de fornecer informações médicas e gerais, integrando descobertas e partilhando conhecimentos.

· Fundada em 1991 por pediatras especialistas na obesidade infantil e em adolescentes.

· Os membros do ECOG são médicos reconhecidos academicamente, entre psicólogos, especialistas em atividade física, nutricionistas e profissionais de saúde.

· ECOG é uma rede europeia com o objetivo de melhor compreender, avaliar, prevenir e tratar a obesidade infantil e em adolescentes.

· Os membros do ECOG pertencem às principais associações científicas europeias e participam das reuniões, troca de conhecimento e estudos da UE.

· O seu eBook foi editado graças à colaboração de mais de 30 Universidades europeias, além da OMS e IOTF.

Contatos com ECFC – Na Europa – Focus Communications – Samla Da Rosa – samla.darosa@focus-comm.com – Mob:. +32 479 217418